“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

No contexto do mês de abril, de conscientização do Autismo, buscando engajar toda a comunidade nas causas relacionadas a esse distúrbio e condições do TEA, uma palestra de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) foi realizada na noite de ontem, dia 17, na sede da APAE de Itamonte. O evento foi organizado pela equipe e-Multi, em colaboração com a secretaria de Saúde e a secretaria de Educação e Cultura.

Com o tema “Conscientização do Autismo: Sinais e Sintomas de Alerta na Infância”, a palestra foi conduzida pela psicóloga Giovanna Zuma Peres, e dirigida, especialmente, aos professores da rede municipal de ensino e profissionais de saúde. O objetivo foi sensibilizá-los sobre a importância do diagnóstico precoce do TEA e fornecer orientações a respeito das medidas a serem tomadas identificando-se possíveis casos em sala de aula.

Durante a palestra, a enfermeira Zaldileia Barbi Paletti compartilhou informações sobre os procedimentos disponíveis através do SUS e o apoio integral fornecido pelo sistema de saúde. Além disso, duas mães, Silvia Raquel Costa Mendes e Dana Loyzaga Maturro, cujos filhos foram diagnosticados com TEA, compartilharam suas experiências de forma emocionante, ressaltando a importância do suporte familiar no tratamento.

O evento proporcionou uma oportunidade valiosa para a comunidade educacional e de saúde compreenderem melhor o autismo e aprenderem estratégias eficazes e empáticas para lidarem com ele.

Fonte e foto: Prefeitura Municipal de Itamonte