“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

Em 25 de julho, aconteceu a oficina 04 do Projeto ‘Saúde em Rede’, na UBS de Serranos, apresentada pelas tutoras Larissa e Rafaela.

As tutoras iniciaram a oficina abordando o seu tema principal, as Redes de Atenção à Saúde, onde foi explicado a definição e o objetivo dessas redes. Um texto sobre “Redes de Atenção à Saúde no SUS” foi lido pelas tutoras, havendo um momento de reflexão sobre o assunto.

Na sequência, foi feito juntamente com os membros da equipe um mapeamento dos locais que a população recorre quando precisa de algum cuidado à saúde, a discussão sobre a importância de cada serviço para a atenção à saúde da população que vive no território e a reflexão sobre o quão próximo a Atenção Primária à Saúde é de responsabilidade de cada um deles.

Foi realizado, com a equipe, a discussão de como se dá a relação entre a Atenção Primária à Saúde e o serviço de Atenção Ambulatorial Especializado de referência, também foi abordado o compartilhamento de situações concretas que apontam para o modo de relação que a equipe possui com os profissionais da Atenção Especializada.

Após isso, as equipes foram divididas em grupos para identificar os pontos mais críticos na relação entre as equipes dos dois serviços e que, na percepção deles devem ser trabalhados para que possam fortalecer a corresponsabilização do cuidado à saúde dos usuários e o compartilhamento do trabalho entre a APS e a AAE.

Para finalizar a reunião, foram discutidas estratégias capazes de melhorar a comunicação entre as equipes de ambos os serviços e favorecer o trabalho integrado na rede de atenção à saúde.

 

Com informações e fotos: Prefeitura Municipal de Serranos