“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

Os moradores de Alagoa estão assustados e preocupados com o grande número de animais envenenados no município. Nos últimos três meses, os casos cresceram exponencialmente.

E esse aumento tem deixado os donos de animais apreensivos. Um Boletim de Ocorrência foi aberto na Delegacia de Polícia Civil de Itamonte na quarta-feira, 28 de fevereiro, por uma moradora que teve seu animal envenenado. O documento relata que a solicitante viu a notícia em um grupo de informações e avisos de Alagoa de que havia um gato morto na Rua Salvador Maciel Mendes, na varanda de uma das casas. De posse das fotos do animal, a mulher o reconheceu como sendo seu e verificou que o gato estava com a boca roxa, espumando, inchado e com vômito ao redor do corpo, características de envenenamento.

Nos últimos três meses a situação vem se agravando de acordo com depoimentos de alguns moradores. Além do  bairro Rio Acima onde já chegou a 10 animais mortos e também o antigo lixão da cidade, onde ocorre muitos abandonos de animais.

A situação, que ocorre também até no Centro da cidade, vem causando pânico em diversos moradores, já chegando a mais de 30 vítimas. O temor é maior por alguns casos acontecerem em áreas particulares.

Após as notícias ganharem as redes sociais, a cada dia que passa surgem mais fotos dos animais envenenados.

O envenenamento de animais é uma infração prevista na Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal 9.605, de 13/02/98), no artigo 32, que estabelece pena de detenção de três meses a um ano, além de multa.

Fotos: redes sociais

Montagem: Jornal Panorama