“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

O cientista venceu o Prêmio Nobel de Física em 2013 por seus trabalhos teóricos sobre o bóson de Higgs, conhecido como a “partícula de Deus”

Morreu na última segunda-feira, 8 de abril, o cientista britânico Peter Higgs, o criador da “partícula de Deus” e chave da estrutura da matéria, aos 94 anos. “Morreu pacificamente em sua casa na segunda-feira, 8 de abril, depois de uma curta enfermidade”, confirmou a Universidade de Edimburgo, onde lecionou durante quatro décadas, por meio de nota. O cientista venceu, em 2013, o Prêmio Nobel de Física em 2013 pelos trabalhos teóricos sobre o bóson de Higgs, que ficou conhecido como a “partícula de Deus”. A teoria que leva seu nome foi inventada em 1964, mas sua demonstração prática demorou quase 50 anos.

O bóson de Higgs é um elemento-chave da estrutura fundamental da matéria que atribui massa a todas as demais, segundo a teoria conhecida como “modelo-padrão”. Por isso, o bóson de Higgs foi apelidado de “partícula de Deus”, como forma de divulgação para um público mais amplo.

Higgs, que odiava celulares, soube que havia ganhado o Nobel quando uma vizinha o parabenizou na rua. “Como me sinto? Muito feliz, certamente, e aliviado de que isso tenha acabado. Demorou a chegar”, declarou à época. “Peter Higgs era uma pessoa extraordinária, um cientista realmente talentoso cuja visão e imaginação enriqueceram nosso conhecimento sobre o mundo que nos rodeia”, destacou Peter Mathieson, diretor da Universidade de Edimburgo, no comunicado da Universidade.

Com informações do Correio Brasiliense

Foto: Ian MacNicol