“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

Com alerta de tempo seco nesse último domingo, dia dez, Minas Gerais está com umidade relativa do ar que varia de vinte a trinta por cento. Com exceção de Minas Gerais, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins e Goiás, oeste da Bahia, Leste de Rondônia e sul do Pará, que são estados que prevalecem a massa de ar seco e que impossibilita chegada de chuvas que vêm do norte, sul e também do litoral.

 Apesar de a umidade relativa do ar não esteja extremamente baixa no momento, o Inmet aconselha que todo mundo se proteja tomando muita água e faça exercícios frequentemente, e não se exponham muito ao sol. O ar seco e poucas nuvens, ocorrem noites mais frias e dias mais quentes durante o dia especialmente nas regiões central e sul do Brasil.

Na região sudeste, que não há ocorrência de chuvas, a não ser no litoral do Rio de Janeiro e de São Paulo, poderá ocorrer chuvas em alguns pontos.

Na região Nordeste, após algumas semanas de temporais e de muitos desabrigados, a propensão é de que se diminua a intensidade de chuvas em agosto; já para a região norte, é para chuvas constantes de cerca de 50 milímetros em Roraima, extremo norte do Pará, Amapá e noroeste do Amazonas.

No sul do Brasil, há a previsão de chuvas acumuladas de aproximadamente 20 a 50 mm/dia, com ventos fortes de 40 a 60 km/h, com ocorrências também de granizo. Já os acumulados de chuva, devem ultrapassar os 30 mm.  Há a previsão também de baixo risco cortes de energia ou alagamentos.

Informações e imagem: hojeemdia