“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

Michel Augusto, de 19 anos, faz grande campanha, perde na final e conquista a medalha de prata no Grand Prix de Portugal

O brasileiro Michel Augusto, de 19 anos, conquistou a medalha de prata no Grand Prix de Portugal de judô, em Odivelas, nesta sexta-feira (26). Com uma grande campanha, o atleta venceu cinco lutas nas preliminares e acabou derrotado na final pelo uzbeque Dilshodbek Baratov, por waza-ari. Foi sua primeira medalha no circuito mundial.

Vindo da medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023, em novembro do ano passado, Michelzinho passou pelo chileno Lucas Fernandez, por ippon, em sua estreia. Em seguida, bateu o esloveno David Starkel. Pelas oitavas de final, bateu o mongol Ariunbold Enkhataivan, nono colocado do ranking mundial, por waza-ari.

Com as três vitórias, Michel se colocou na luta por medalhas. Nas quartas, encontrou o israelense Yam Wolczak e dominou toda a luta, vencendo com um waza-ari no golden score. Já na semifinal, projetou o egípcio Youssry Samy em waza-ari, também no golden score, e se garantiu na decisão. Por lá, encarou Dilshodbek Baratov e foi superado com um waza-ari no fim.

Esta é a primeira vez que Michel Augusto compete em um Grand Prix e, logo de cara, já conquista sua primeira medalha. Ele tem 19 anos de idade e iniciou o ano na 46ª colocação do ranking mundial do judô. No entanto, com a campanha em Odivelas, vai ganhar 490 pontos e atingirá a 22ª colocação, entrando na zona de classificação para os Jogos Olímpicos de Paris-2024.

Outros brasileiros
Outros seis brasileiros entraram em ação no dia em Odivelas. Destaque para Natasha Ferreira (48kg), Jessica Pereira (52kg) e Ronald Lima (66kg), que chegaram até as oitavas de final. Natasha venceu duas lutas, diante da australiana Anneliesse Fielder e da eslovena Marusa Stangar, e só perdeu para a japonesa Hikari Yoshioka.

Trajetória semelhante teve Ronald, que ganhou do cazaque Nursultan Zaizagaliyev e do centro-africano Jason Patrick Zacko Ngawili antes de cair diante do sérvio Strahinja Buncic. Já Jessica entrou somente na segunda rodada. Ela ganhou da australiana Tinka Easton e perdeu em seguida para a sul-coreana Seyun Jang.

Luis Rossetim (66kg) ganhou do egípcio Ahmed Abdelrahman, mas caiu para o estoniano Viljar Lipard na segunda rodada. Também campeã pan-americana, Aléxia Nascimento (48kg) perdeu na estreia para a francesa Laura Espadinha, assim como o novato Chrystian Silva (60kg), que caiu diante do vietnamita Chu Duc Dat.

O Grand Prix de Portugal de judô segue neste final de semana. Mais sete brasileiros entrarão em ação neste sábado (27): Gabriella Mantena (63kg), Nauana Silva (63kg), Ellen Froner (70kg), Luana Carvalho (70kg), Gabriel Falcão (73kg), Vinicius Ardina (73kg) e João Macedo (81kg). As preliminares começam às 5h, enquanto as finais serão às 14h, sempre no horário de Brasília.

Fonte: Olimpíada Todo Dia
Imagens: Reprodução Facebook / Confederação Brasileira de Judô