“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

A Prefeitura de Betim implantou, neste mês, um novo formato para a realização de exames laboratoriais solicitados na rede municipal de saúde. A medida vai possibilitar assistência de mais qualidade aos usuários e mais agilidade ao serviço, com acesso rápido aos resultados, que passaram a ser disponibilizados pela internet.
Agora, além do laboratório do Hospital Público Regional, os exames passarão a ser realizados também por laboratórios credenciados, o que ampliará a oferta de serviços aos usuários do SUS Betim.
O primeiro laboratório credenciado para o novo atendimento foi o Laborclínica, que iniciou o atendimento de pacientes da rede municipal no dia 1º de março. Nas duas primeiras semanas do novo serviço já foram realizados mais de 24 mil exames e agendados outros agendados outros 2.132 pedidos.
Para realizar o exame, o paciente, ao receber o pedido do médico ou do enfermeiro, deverá solicitar na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência a autorização para a realização do procedimento. Com a autorização do pedido e um documento de identidade com foto em mãos, o usuário deverá agendar um horário para a coleta da amostra.
Para evitar grandes deslocamentos dos pacientes, foram criados dois fluxos de atendimento. Nas UBSs Paulo Camilo, PTB, Guanabara, Campos Elíseos, Petrovale, Marimbá, Vianópolis, Icaivera, Parque do Cedro, Citrolândia, Colônia e Trincheira, a coleta dos exames estará disponível nos próprios locais, uma vez por semana.
Já nas outras UBSs, o paciente será orientado a agendar a coleta da amostra por telefone, ou via mensagem de WhatsApp, pelo número 3532-2100, no horário das 8h às 15h. Caso prefiram, os usuários também poderão fazer agendamento presencial para a realização do exame diretamente na unidade do Laborclínica mais próxima de sua casa, no horário das 13h às 15h.
Os pacientes acamados ou restritos ao lar serão atendidos pelas equipes de Saúde da Família, que farão a programação e agendamento da coleta para os exames em domicílio. Os resultados dos exames serão disponibilizados pela internet, com uma senha individual fornecida para acesso de cada paciente. Também estarão disponíveis impressos no local onde foi realizado o exame.
“Estamos nos organizando para atender ainda melhor os pacientes do SUS Betim. O novo formato para a realização de exames de análises clínicas traz mais qualidade e conforto aos usuários, além de agilidade no retorno dos resultados. O sistema ainda está em implantação, mas estamos empenhados em prestar um melhor serviço. As gerências das UBSs estão à disposição para esclarecer qualquer dúvida dos usuários”, explica o secretário adjunto de Assistência da Saúde, Joanilson Guimarães.

Com as informações e foto da Prefeitura de Betim