“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

“Paz no trânsito começa por você”: este é o tema definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para a 11° edição do Maio Amarelo, mês em que se discute em todo o mundo a segurança no trânsito. Para falar sobre o tema, a Transcon criou a campanha educativa “Por trás de cada pessoa no trânsito, existe uma família esperando por ela”, lembrando as pessoas sobre a necessidade de tolerância, educação e paciência no trânsito em busca de uma melhor convivência e menos conflitos.

A campanha, dessa maneira, vem mostrar que o comportamento no trânsito afeta a todos e pode ser a diferença entre uma pessoa voltar ou não pra casa. Por isso, trata sobre a importância de ser responsável e praticar a tolerância para construir um trânsito seguro e harmônico para todos.

Além de reforçar a importância de uma conscientização, a campanha também se preocupa com a redução de acidentes. Desde 2014, o Movimento “Maio Amarelo” tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito.

O convite aos motoristas se torna ainda mais importante quando os números são analisados: em todo o mundo, anualmente, cerca de 1,2 milhão de pessoas morrem no trânsito, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Um índice alarmante que demonstra como o desrespeito às leis de trânsito gera uma realidade violenta e agressiva nas vias.

Em Minas Gerais os números chamam a atenção: segundo dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), somente nos três primeiros meses deste ano já aconteceram 1.405 sinistros de trânsito, envolvendo 3.791 pessoas. Destes acidentes, mais de 80% tiveram vítimas com alguma gravidade e aconteceram, majoritariamente, em momentos de fluxo mais intenso pela manhã ou ao final da tarde.

As ações

 

A fim de fomentar as discussões sobre o tema, durante todo o mês de maio a Transcon vai realizar ações de conscientização para motoristas, motociclistas, pedestres, ciclistas e passageiros sobre a importância de respeitar as leis e adotar comportamentos que promovam um trânsito mais tranquilo e seguro.

Ao todo serão 20 dias de atividades que envolvem ações educativas em semáforos, parques, blitz de antenas corta-pipa, simulação de impacto, ações de ponto cego, transitolândia para alunos de escolas municipais e palestras em empresas/escolas. Todas as ações serão realizadas em parceria com o Projeto “Viva Via”, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Tambasa Atacadistas.

A programação será divulgada pela Transcon nos próximos dias.

Com as informação da Prefeitura de Contagem

Foto: Deiler Dias