“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

Ainda seguindo as apresentações dos projetos contemplados pela Lei Paulo Gustavo em Betim, o mês de maio traz três projetos culturais que irão envolver os amantes e entusiastas da música, fotografia e um sarau especial que abarcará diversas vertentes artísticas.

No campo da música, terão início no dia 10 de maio, as oficinas de Música ministradas pelo musicista Eliomar Pereira dos Santos. Os participantes poderão aprender sobre harmonia, campo harmônico e escalas, destinadas a quem deseja aprender violão. Além dos aspectos teóricos, os participantes terão a oportunidade de aplicar os conhecimentos na prática musical. Serão disponibilizadas 24 vagas. Serão duas aulas por semana, ministradas na Escola de Música Ebenézer (rua dos Pinheiros, número 40, bairro Vargem das Flores). As inscrições podem ser feitas via WhatsApp pelo número 31 99921-8261.

Na próxima terça-feira (14), o fotógrafo Leo Tavares, ministrará o curso “Click Criativo: a fotografia em foco”. Serão cinco turmas com 10 alunos cada. O curso abordará temas como: ‘Fundamentos da Fotografia’,  ‘Compreensão da exposição, composição e enquadramento’, ‘Dominando a luz natural e artificial’, ‘Técnicas para capturar momentos únicos’, ‘Equipamentos Profissionais: Câmeras DSLR e configurações avançadas’, ‘Fotografia com Celulares’, e mais. Em parceria com a Secretaria Municipal de Arte e Cultura, as aulas ocorrerão na Casa da Cultura.  As inscrições podem ser feitas pelo link: https://tinyurl.com/5t5dwt3w. Ao final da capacitação, os participantes receberão certificados de participação.

E para promover a integração de diferentes expressões artísticas, o “ExpoSarau ll: Encontro de Ideias”, idealizado pelo jornalista cultural e ator, Bernardo Franco, chega para dar voz aos artistas betinenses e da região. O encontro acontecerá no Saloon Clube da Sinuca (avenida Edméia Mattos Lazzarotti, número 1378, Centro), dia 18 de maio, a partir das 18h. Além das apresentações musicais com instrumentos de sopro, o evento contará com teatro, artesanato, danças, poesia, improvisações, circo, exposições de moda, flash tattoos, roda de capoeira, oficina de forró, dentre outras atrações promovidas por agentes culturais da região. Os artistas interessados em se apresentar podem se inscrever pelo instagram do evento: https://tinyurl.com/74nhsjxh. O evento é aberto ao público e após às 0h, o palco estará à disposição do público presente para demais performances, sem necessidade de inscrição prévia.

Ao todo, 49 artistas da cidade que concorreram à verba do recurso federal tiveram seus projetos aprovados pela Secretaria Municipal de Arte e Cultura (Secult), por meio da Comissão de Avaliação e Seleção (CAS).

Fonte e foto: Prefeitura de Betim