“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

Município terá um dos principais acessos ao Parque

Diante da parceria com o Governo de Minas Gerais, através da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade- SEINFRA, o município de Olaria recebeu um grande investimento que será viabilizado em uma importante estrutura. O Parque Estadual Serra Negra da Mantiqueira é uma atração turística de grande importância a região, e Olaria terá um dos acessos principais ao parque.

Através de licitação, foi possibilitado o investimento para a execução da obra de calçamento de parte da estrada do Parque Estadual Serra Negra da Mantiqueira. Com o investimento no valor de R$ 6 milhões, a primeira parte da obra contemplará aproximadamente 7,9 km do acesso.

A empresa vencedora é a Loredo Construções e Empreendimentos Eireli, LVN Engenharia, com sede em São João del-Rei, que firmou contrato com a Prefeitura de Olaria sob o número 98/2022, em 25 de novembro de 2022. A previsão de início de obra será em breve e a execução da obra de acesso possibilitará que a entrada do parque tenha a estrutura totalmente propícia aos visitantes e turistas.

O Parque Estadual Serra Negra da Mantiqueira é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral criada pelo Decreto nº 301, de 4 de Julho de 2018, e guarda o grande conjunto paisagístico da Serra Negra da Mantiqueira, sendo o principal conjunto de atrativos turísticos do município de Olaria.

O Parque Estadual Serra Negra da Mantiqueira integra os municípios de Olaria, Lima Duarte, Rio Preto e Santa Bárbara do Monte Verde e vem proporcionar cuidado desse meio ambiente tão especial, além de ser um atrativo turístico que possibilitará novos empreendimentos aos municípios, tendo conquistas econômicas previstas para diversos setores.

O local conta com belas montanhas, mirantes com lindas paisagens, formações rochosas exuberantes que encantam a todos. Possui belíssimas cachoeiras, como o complexo de cachoeiras do Marciano, também tombado pelo município como patrimônio paisagístico municipal. Este é o maior complexo de cachoeiras da Unidade de Conservação, guardando quedas d’água de até 60 metros e a curiosa Cachoeira do Nariz, que em formato de carranca, encanta com sua singularidade. Já no campo da flora e da fauna, a biodiversidade é extremamente rica, sendo um espaço especial que a cada dia recebe turistas para se aventurar nessa bela natureza.

Com área de 4.203,96 hectares, o Parque está inserido no bioma Mata Atlântica, estando localizada no contexto da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Esta serra abriga um complexo rupestre de campos e matas de importância ímpar para proteção da biodiversidade. Além disso, a implantação do Parque auxilia na proteção das características arqueológicas, espeleológicas, culturais e históricas que a região detém. Dessa forma, a existência do Parque propicia o ordenamento da atividade turística aos inúmeros atrativos existentes, favorecendo o fortalecimento do turismo na região e consequentemente a melhoria da renda das comunidades localizadas em seu entorno.

Com informações: IEF / Governo de Minas

Fotos: Prefeitura de Olaria