“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

Em Itamonte, o festival mais esperado já tem data para acontecer: é o terceiro Festival do Queijo, que irá acontecer de 16 a 19 de maio no Parque de Eventos José de Oliveira Mota. Em aquecimento ao evento, a prefeitura está divulgando em suas redes sociais as queijarias campeãs da edição de 2023 e as expectativas para este ano.

Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Queijo (Abiq), o consumo médio per capita de queijos no Brasil é de cerca de 5,6 kg/ano. A Argentina, por outro lado, tem o maior consumo da América Latina, com 12 kg per capita/ano. Sendo considerado o quarto maior mercado mundial de queijos, o Brasil está atrás apenas da União Europeia, dos EUA e da Rússia. Por outro lado, o consumo per capita nacional de queijo é de 3,8 kg/ano, muito abaixo da média de 20 kg/ano dos dez maiores.

O queijo artesanal de Minas Gerais é reconhecido internacionalmente como um dos melhores queijos do mundo. O ‘modo artesanal’ de se produzir queijo também leva o título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.

Com informações e foto da Prefeitura de Itamonte