“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

O Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado em 18 de abril, foi uma data que rendeu muitos trabalhos recreativos nas unidades de ensino municipais de Matozinhos. E os alunos das professoras Janete e Zilda, Luiza e Matilde, da Escola Dona Elza Alves de Oliveira aprenderam que o hábito da leitura pode ser legal e prazeroso.

Com uma dinâmica leve e agradável as docentes envolveram os estudantes no universo de Monteiro Lobato, primeiro escritor brasileiro a escrever para crianças. Inclusive, elas explicaram que o Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado nesta data, porque marca o nascimento do escritor, no ano de 1882. A celebração destaca esse tipo de literatura e homenageia, portanto, Lobato.

As professoras conduziram a iniciativa com a presença da Emília, uma das personagens mais lembradas de Monteiro. E para fazer com que os alunos mergulhassem nesse mundo de fantasias, cada estudante recebeu a pílula falante da Emília.

Assim como na sua história, quando ela tomou o comprimido começou a falar, da mesma maneira seria com eles, porém com a afirmação de que todo mundo que come da pílula aprende a ler e gostar de leitura, além de ter o prazer de ir à biblioteca.

Ao final, os alunos puderam levar livros para serem lidos em casa, onde poderiam explorar ainda mais as histórias de Monteiro Lobato e seus personagens diversos.

Com as informações e fotos da Prefeitura de Matozinhos