“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

Com o objetivo de tornar os espaços museológicos de Itabira mais atrativos, a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) entregou o Kit Audiovisual Educacional como ferramenta complementar para as atividades educativas. A solenidade de entrega aconteceu na galeria da instituição, no dia 13 de março.

O kit é composto por notebook, projetor, caixas de som e microfone. O material vai auxiliar na implementação de atividades educativas nos espaços coordenados pela FCCDA.

“Esses kits são ferramentas para o desenvolvimento de ações museais de forma efetiva. Com a utilização desses recursos, as ações serão mais atrativas e atualizadas, aproximando assim os espaços museológicos da realidade social com relação às ferramentas tecnológicas. Com isso, os grupos frequentadores dos espaços poderão ter suas experiências enriquecidas”, relata o superintendente da FCCDA, Marcos Alcântara.

O material possibilitará a ampliação da parceria entre educação e cultura, além de criar imersões com o público-alvo dentro dos espaços, utilizando tecnologias como ferramentas educativas. A ação ainda, cumpre as orientações do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e do plano muserológico, que são parâmetros máximos de ações museais.

A implementação de novas tecnologias nos espaços museológicos é uma ferramenta essencial que tem o propósito de transcender a mera atração de público para as exposições e objetos, mas sim como uma oportunidade de construção de conhecimento, diversão e fascínio. A utilização dos materiais possibilitarão a reflexão e a transformação de atitudes, assim como a alteração da percepção em relação às coisas, objetos, pessoas e interações.

Com as informações e fotos da Prefeitura de Itabira