“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

A religiosidade sempre esteve muito presente no município de Seritinga, o qual realiza com veemência e devoção todas as suas festividades religiosas. Em 24 de junho a cidade celebra o nascimento de seu padroeiro, São João Batista, que atrai devotos de toda a região e neste ano de 2023, uma linda festa foi preparada para celebrar o seu martírio.

O evento teve início na sexta-feira (25), onde foi realizada a Santa Missa por cura e libertação pelo Pe. Ronaldo Costa, da Diocese de Volta Redonda, que também contou com a presença dos fiéis vindos da cidade fluminense.

No sábado (26) iniciou-se o 1º dia do Tríduo da festa do Martírio de São João Batista. Às 19h, ocorreu a Santa Missa e posse dos novos ministros da eucaristia, ministrada pelo Pe. Flávio. Em seguida, houve apresentação cultural da Dança da Vida e apresentação cultural da Dança do Bambu e a atração musical ficou a cargo do Trio do Forró. A barraca da igreja estava em funcionamento, onde o público presente pôde consumir as delícias preparadas pela equipe da paróquia.

Domingo (27) foi marcado pelo 2º dia do Tríduo, com a Santa Missa logo pela manhã. Os olhares se direcionaram para o Parque de Exposições, que se encheu com o IV Encontro de Bandas. Entre trompetes, clarinetes e tubas, as corporações das cidades de Cruzília, São Thomé das Letras, Cambuquira, Liberdade, Arantina, Lima Duarte, Andrelândia, Piedade do Rio Grande e Olímpio Noronha foram recepcionados pela corporação anfitriã, de Seritinga, com o desfile individual das bandas, acolhida com a abertura e benção do Pe. Taquinho com a formação do “bandão”, que percorreu as ruas da cidade. Durante a tarde, as bandas se apresentaram individualmente em formato de rodízio, encantando e impressionando a todos os presentes. Cada uma recebeu um troféu de participação e um certificado, que valoriza e reconhece o empenho e amor que possuem pela música.

O 3º dia do Tríduo começou na segunda-feira (28) logo pela manhã, com o Terço das Almas no Cemitério. Já no período da noite, às 19h, Seritinga recebeu com muito carinho o Pe. Antônio Maria para a celebração da Santa Missa de Encerramento do Tríduo. A comunidade seritinguense e fiéis das cidades vizinhas estiveram presentes na ocasião, tornando o momento ainda mais especial e acolhedora. O pároco emocionou a todos cantando músicas como “Cura, Senhor”, “Noites Traiçoeiras” e “Nossa Senhora”, em um belíssimo coro acompanhado dos devotos. Uma noite que ficará marcada na memória e no coração de cada um.

Na terça-feira (29), dia do Martírio de São João Batista, às 18h, teve o Abraço da Igreja em Reconstrução com todas as Pastorais e Movimentos. E finalizando o dia e a festa, houve a procissão de São Joao Batista e a Santa Missa do Martírio de São Joao Batista, marcando o encerramento deste evento que reforça a origem e a tradição do município em adorar aquele que anunciava a chegada do Salvador.

 

Com informações e fotos: Paróquia São João Batista de Seritinga