“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

Com muita tecnologia, informação e lançamentos a feira reuniu expositores e produtores de diversas localidades em um momento dedicado ao agronegócio

Aconteceu durante os dias 07, 08 e 09 de julho, a 3ª edição do FEMADRE juntamente com a 11ª Feira do Produtor Rural de Madre de Deus de Minas.

A abertura oficial ocorreu na sexta-feira (7), no Parque de Exposições do município. A FEMADRE contou com 30 estandes com 100 expositores de várias partes do Brasil que marcaram presença na Feira de Negócios durante os três dias de evento, com apoio da Prefeitura Municipal que investiu R$ 200 mil.

Na cerimônia de abertura estiveram presentes o prefeito de Madre de Deus de Minas, Osmar de Oliveira; o secretário estadual de agricultura, Thales Fernandes; a secretária de agricultura, Michelli Franchi; vereadores; o vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais, Renato Laguardia; o gerente regional da Emater, Odair Jerônimo; o presidente do Sindicado Rural de Madre de Deus de Minas, Jordânio Ribeiro; produtores rurais e visitantes.

O grande, simbólico e importante evento para o agronegócio da região também abrangeu a 11ª tradicional Festa do Produtor Rural de Madre de Deus de Minas. Na festividade, foi possível encontrar produtos artesanais locais com a oportunidade de degustação das delícias produzidas no município, e também conhecer empreendedores da região e adquirir produtos, incentivando a economia local.

“Me orgulha muito chegar aqui e me deparar com uma Feira desse tamanho que agrega a agricultura da cidade, com essa tecnologia difundida e sabendo que a sucessão no campo é fundamental. Parabéns ao Sindicato, à Prefeitura e a todos que se empenharam para que esse evento gigantesco acontecesse”, destacou o secretário estadual de agricultura, Thales Fernandes.

“O FEMADRE completa três anos de realização, e em cada ano o evento dobra a visibilidade da cidade, facilitando ao produtor com as técnicas e palestras”, disse o presidente do Sindicado Rural de Madre de Deus de Minas, Jordânio Ribeiro.

A Feira deste ano teve como tema o agro, pequeno e grande produtor. Com diversas referências sobre o plantio de soja, milho, trigo, hortifrúti e na produção de leite, o evento também destaca a eficiência e geração de renda. Tudo que há de tecnologia de ponta no Brasil, esteve em Madre de Deus nestes três dias de evento.

Ainda em suas palavras o presidente do Sindicato revelou: “Vamos em busca de melhorias, e contamos sempre com o apoio da Prefeitura Municipal. Buscamos apoiar o produtor rural, não somente da cidade, mas também de cidades vizinhas em realizarem seus sonhos”.

A sexta-feira foi repleta de atividades com feira de negócios, palestras com Camila Telles e Henry Sako e shows de João Luiz e Blue Rock.

Já no dia 08 de julho (sábado), as atividades começaram pela manhã com oficina de Drone e GPS, mostra de produtos artesanais, palestras com Dimas Antônio D. B. Cardoso, Renato Correr Filho e Sergio Soriano. Os feirantes e público presente aproveitaram o show de André Forano, que realizou sua apresentação no Stand FAEMG, na FEMADRE 2023.

As atividades não pararam por ai, ocorreu também a premiação do 11º Torneio Leiteiro Inter-Fazendas de Madre de Deus de Minas. Na categoria novilha de dois dentes, o 2º lugar ficou com 535 de Sigrid, com produção de 47,045 kg e o 1º lugar com a 579 de Sigrid, com produção de 50,035 kg.

A colocação da categoria novilhas de quadro dentes foram: 2º lugar, 508 de Sigrid com produção de 57,710 kg e o 1º lugar com a 519 de Sigrid com produção de 60,00 kg.

As premiadas na categoria vaca adulta foram: 3º lugar, a 334 de Sigrid com produção de 64,375 kg; em 2º lugar, a 338 de Sigrid com produção de 70,700 kg e em 1º lugar, a 323 de Sigrid com produção de 71,535 kg.

Também teve no 11º Torneio Leiteiro a categoria conjunto, classificando em 3º lugar a produtora Laura, com produção de 53,640 kg; 2º lugar, com os produtores Luciano e Marcela, com produção de 56,565 kg e em 1º lugar a Sigrid, com produção de 68,870 kg.

O dia contou com mais premiações, desta vez em homenagem aos produtores. Uma das homenageadas foi à Micaela Sandim Nascimento, que recebeu o título de Mulheres do Agro. Outra categoria foi ‘Produtor Destaque Pecuária’, onde a Fazenda do Trole recebeu o título.

A propriedade da Fazenda do Trole foi adquirida em 1986, iniciando com as atividades de pecuária de corte e criação de cavalo, também pecuária de leite. A intensificação de pecuária de leite ocorreu em 2018, quando foi construído o primeiro compost barn. A Fazenda do Trole é a primeira grande propriedade da região a ser gerida por uma mulher. “Sigrid, exemplo de força feminina no campo”, e desde 2010 conta com o apoio dos filhos na gestão da fazenda.

Já na categoria Destaque da Agricultura, quem recebeu o título foi o produtor Richard Franchi. Em 2000, o produtor fez uma visita na cidade de Madre de Deus de Minas e resolveu mudar imediatamente para a cidade juntamente com seus pais. Inicialmente a atividade principal era a batata, mudando posteriormente para cereais. Ele construiu uma unidade de armazenamento em 2010 a qual tinha o “Sr. Mirinho” a frente, que foi um exemplo de trabalho e seriedade, sempre focado na adoção de tecnologia visando a obtenção de altas produtividades.

Em destaque as premiações, foi premiado com Medalha de Honra ao Mérito Rural, na categoria pecuária o João Batista do Nascimento. João é um pecuarista muito voltado para a comercialização de bovinos, incentivando a realização dos leilões da Sindicato e muito atuante nos leilões beneficentes.

Já na agricultura, o destaque foi para o Claudio Isamu Okada. O premiado é técnico agrícola pela escola agrícola de Cotia, sendo um produtor rural muito visionário, sempre adotando novas tecnologias em busca de alternativas visando alta produtividades e também a sustentabilidade do sitema.

A noite fria do sábado foi preenchida com o desfile do Concurso Rainha Rural 2023. Todas as participantes do concurso esbanjaram beleza, simpatia e elegância que foram avaliadas pela equipe de jurados na ocasião. Foram eleitas: 3º lugar, Pamela Isadora de Ávila, eleita Garota Simpatia; em 2º lugar, Sarah Mesquita Salgado, eleita Princesa da festa e em 1º lugar, Kelly Ávila, eleita Rainha da 11ª Festa do Produtor Rural. Encerrando as atividades da noite, o público presente do município e de cidades vizinhas puderam animar-se com os shows de Claudio e Dimas e Bimbo e Jhonas que esquentaram o momento.

Em seu último dia de FEMADRE 2023 e 11ª Festa do Produtor rural, o domingo (09), contou com mostra de produtos artesanais, momento religioso com a missa do Padre Paulo; concurso de redação e desenho para estudantes; concurso Rainha Rural Mirim 2023 e finalizando com shows de Bruno Cabral e Banda Millenio.

A FEMADRE 2023 e a 11ª Festa do Produtor Rural foi uma realização do Sindicato Rural de Madre de Deus de Minas, FAEMG, SENAR em parceria e apoio da Prefeitura Municipal e Emater de Minas Gerais.

Por: Bruno Moraes