“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

A Sexta-Feira da Paixão (29/03) foi marcada com muita emoção na cidade de Pouso Alto. Mesmo com chuva, o maior teatro aberto do Sul de Minas, o Quadro Vivo “Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo”, foi apresentado na Praça Desembargador Ribeiro da Luz e reuniu grande público, entre fiéis, autoridades e visitantes.

Assim como retrata o Quadro Vivo “A Paixão de Cristo”, os cristãos relembram o dia em que Jesus Cristo morreu crucificado. A encenação relembrou momentos vividos por Jesus, em seus últimos dias de passagem pela terra, com todo cenário montado em volta da Praça Central de Pouso Alto.

A apresentação teve início com a passagem dos profetas Moisés e Elias, logo após, Cristo sendo tentado pelo diabo. Passando pelo Sermão da Montanha, entrada em Jerusalém, sinédrio, conselho, Santa Ceia, Horto das Oliveiras, prisão, condenação por Pilatos, Calvário e Crucificação. O ápice e o momento de mais emoção na apresentação foi quando Jesus ressuscitado aparece no alto da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, sendo celebrado com fogos de artifício e músicas católicas.

Para o diretor do Grupo Teatral São Francisco de Assis e também vereador, Paulo Sérgio da Silva, é de suma importância manter a tradição viva em Pouso Alto que tem mais de 50 anos. “Preparamos com muito carinho todos os cenários e passagens, e contamos com o apoio primordial do grupo teatral São Francisco de Assis”, disse o secretário de Cultura e Turismo de Pouso Alto, Pedro Russano.

A Semana Santa é uma das maiores expressões da fé e da religiosidade mineira, e uma das principais datas comemorativas para as cidades do interior de Minas Gerais.

O momento também contou com Praça de Alimentação, Feira da Agricultura Familiar e área de lazer para as crianças. O evento foi realizado pela Prefeitura de Pouso Alto e secretaria de Cultura e Turismo com apoio do Patrimônio Cultural de Pouso Alto, secretaria de Agricultura e Pecuária e Polícia Militar.

   

Por: Bruno Moraes