“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Rita de Ibitipoca juntamente com o Comitê de Políticas de Equidade e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), realizaram na manhã do dia 29 de novembro, no Salão Multiuso “Elizeu Nogueira de Carvalho”, um evento com atividades relacionadas à celebração do dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.

Durante o evento, o acadêmico de medicina, Matheus Vaz proferiu uma palestra sobre o Dia Nacional da Consciência Negra, destacando o papel de Zumbi dos Palmares na resistência à escravidão no Brasil e a importância de se manter viva a luta pela igualdade racial.

O professor de capoeira do CRAS, Edson Ferreira da Silva, conhecido como “Mestre Ticão”, fez uma palestra sobre a capoeira e o maculelê, abrilhantando a manhã com uma linda apresentação dessas expressões culturais com os alunos do CRAS do município de Santa Rita de Ibitipoca.Enriquecendo ainda mais este momento, foi realizada uma palestra com a convidada Maria José Franco Santana, representante da Comunidade Quilombola Colônia do Paiol, de Bias Fortes, que descreveu a origem desta comunidade, bem como suas tradições culturais, suas conquistas e sua representatividade. Destacou os ensinamentos repassados pelas gerações passadas e que permanecem vívidos na comunidade. Segundo ela, entender, conhecer a história da população negra, valorizar a sua memória, é de fundamental importância para o respeito e anseios às especificidades desse povo.

Maria José finalizou entoando um canto típico de seu povo e envolveu todos os participantes que responderam ao canto e acompanharam em ritmo de palmas.
Após as palestras foi servido um lanche para todos os presentes, entrega de brindes aos convidados palestrantes e sorteio de brindes aos participantes.
A Agente Comunitária de Saúde Vilma Selma Fortes finalizou o evento reforçando a importância da luta contra o racismo no dia a dia e a necessidade de esforços para se perpetuar a igualdade entre os homens.

Fonte e fotos: Prefeitura de Santa Rita de Ibitipoca