“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

O município de Liberdade viveu um momento especial de celebração da capoeira nos dias 6 e 7 de abril, no Seltur. O evento foi organizado pelo Grupo de Capoeira do Bonfim – Núcleo Liberdade, coordenado pelo Mestre France e Contramestra Glaucia, com o apoio da prefeitura municipal, por meio do departamento de Assistência Social pelo CRAS.

Durante o fim de semana, a cidade contou com a presença de mais de 20 mestres e contramestres capoeiristas da região e de outras cidades de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. A programação do evento começou no sábado (06) com a oficina “Capoeira Angola – Movimento, ritmo e roda”, ministrada pelo Mestre B2, de Soledade de Minas.

Já no domingo (07), a manhã foi marcada no município pelo batizado e graduação dos jovens capoeiristas libertenses, com a supervisão do Mestre Luizão e supervisão geral do Mestre Pinheiro, fundador da Capoeira do Bonfim. Os jovens batizados receberam os cordões Verde Mirim e Verde Infanto, enquanto os capoeiristas graduados receberam o Verde Amarelo.

O evento foi prestigiado por autoridades, familiares dos capoeiristas e toda a comunidade, amante de umas das mais belas manifestações culturais afro-brasileiras que envolve elementos de dança, arte marcial, música, jogo e religiosidade. Além do batizado e graduação, também houve campeonatos de floreio e de roda, disputados nas categorias infantil, masculino adulto e feminino.

Atuante há mais de 25 anos em Liberdade, o capoeirista Mestre Frances expressou grande felicidade em promover o batizado e graduação das crianças e adolescentes, especialmente com o apoio da administração municipal e outras entidades de Liberdade. “A capoeira ajuda na formação e conduta dessas crianças e adolescentes, onde a gente tem todo o suporte aqui dado pelo CRAS e a prefeitura. Hoje, aqui, essa grande festa, se deve a união de vários grupos”.

Capoeirista há 24 anos, a Contramestra Glaucia também desenvolve um trabalho voluntário na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Liberdade, onde ministra aulas para os alunos PCDs — três deles participaram do evento de batizado e graduação.

“É um trabalho extremamente gratificante você ver crianças que, às vezes, são deixadas de lado pela sociedade, descobrindo que a capoeira é para todo mundo, sem distinção. É muito gratificante chegar lá e ver o sorriso na cara de cada criança, que ama a capoeira”.

O prefeito Juninho Torres esteve presente no evento e recebeu uma homenagem especial do Grupo Capoeira do Bonfim pelo apoio dado à capoeira em Liberdade. Em sua fala, ele agradeceu a presença de todos que prestigiaram o evento, ressaltando a importância da união e fraternidade, especialmente a valorização do esporte no município.

Capoeira do Bonfim

A Capoeira do Bonfim foi fundada em 30 de setembro de 1972 pelo Mestre Pinheiro. O grupo é um dos mais tradicionais de Minas Gerais e do Brasil. Ao longo dos seus anos, já formou vários mestres e professores. Com muita consciência e responsabilidade, a cada dia a Capoeira do Bonfim cresce e evolui sem deixar para trás as tradições da capoeira. Ela baseia-se em dois slogans “Capoeira, filosofia de vida” e “Mens Sana in Corpore Sano”, dos quais tira sua inspiração para formar cidadãos preparados para encarar a sociedade, livre de drogas, violência e outros problemas sociais.

Por Leonardo Souza

Fotos: Jornal Panorama