“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

A Sexta-feira Santa foi marcada por muita emoção e reflexão com a encenação do espetáculo teatral “A Paixão de Cristo – O sentido da vida”, na Praça Monsenhor Dutra, em Carvalhópolis. Dezenas de fiéis acompanharam a Via Sacra de Jesus, encenada pelos atores do município e região, após um hiato de 4 anos devido à pandemia de Covid-19.

“É com imenso carinho e muita gratidão que recebemos todos vocês aqui. É muito gratificante para nós podermos apresentar nosso trabalho e o que vem sendo feito nos últimos meses, somos uma equipe de sonhadores e queremos compartilhar a arte com vocês”.

Durante a abertura do evento, o esforço conjunto do prefeito José Antônio de Carvalho “Curió”, do diretor do Departamento de Cultura, Carlos Roberto Rodrigues, do secretário Geral, Cristóvão Carvalho, e do Padre Marcos também, que incentivou e se tornou parceiro do espetáculo, foram lembrados e reconhecidos, assim como o empenho e dedicação de todo o elenco de crianças, jovens e adultos que se dedicaram para torna-lo possível.

O espetáculo, realizado no município desde 2015, contou com a direção e coordenação de Emeerson Carvalho, que também atuou na peça como o Demônio, e roteiro de Wilde Fábio. Também no elenco, destacaram-se as participações de atores convidados como Evandro Rocha, de Alfenas, que interpretou Jesus Cristo, e Luiz Carlos Marcos Júnior, de Estiva, que viveu no espetáculo Judas.

A iluminação, o cenário e a sonoplastia foram grandes destaques durante o espetáculo, encantando o público a cada cena, tornando história ainda mais viva diante da plateia. Mesmo com a chuva, a população não deixou de prestigiar o evento, que foi encerrado com exaltando a importância da empatia, do respeito e do amor ao próximo.

A origem da Via Sacra data do século IV, quando os cristãos peregrinavam para Jerusalém e percorriam o trajeto da Paixão de Cristo. A partir do século XVII, essa prática se popularizou em todo o mundo, e atualmente muitas igrejas e comunidades católicas cristãs realizam a Via Sacra durante o período da Quaresma e a Semana Santa.

As 14 estações, que representam os momentos mais importantes do trajeto percorrido por Jesus até o Calvário, são: a condenação de Jesus à morte; Jesus carrega a cruz nas costas; Jesus cai pela primeira vez; Jesus encontra sua mãe no percurso; Simão Cireneu ajuda Jesus a carregar a cruz; Verônica enxuga o rosto de Jesus; Jesus cai pela segunda vez; Jesus encontra as mulheres de Jerusalém; Jesus cai pela terceira vez; Jesus é despojado de suas vestes; Jesus é pregado na cruz; Jesus morre na cruz; Jesus é retirado da cruz e entregue a sua mãe; Jesus é sepultado.

Por Leonardo Souza

Fotos: Jornal Panorama