“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

No dia 17 de maio, Ibertioga foi agraciada com a presença do Paulo Henrique Pereira, mais conhecido como o Paulinho de Extrema, para uma reunião a respeito da implantação do “Projeto Revitaliza Ibertioga”. Paulinho tem uma vasta experiência com projetos bem-sucedidos na área ambiental. Dentre seus feitos destaca o “Conservador das Águas”, o primeiro projeto com Pagamento por Serviços Ambientais do Brasil que virou matéria do Globo Rural exibido no dia 10/10/2021.

Estavam presentes na reunião o prefeito Ricardo, os secretários Jocimar, José Mauro e Geovane, os vereadores Rodinei e Paceli, além de representantes do Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), Instituto Estadual de Florestas (IEF), Consórcio de Desenvolvimento da Área dos Municípios da Microrregião da Mantiqueira (CODAMMA), Sindicato dos Produtores Rurais.

Paulinho socializou a forma de trabalho que ele iniciou em Extrema, enfatizou a importância de projetos voltados para o produtor rural e parabenizou a administração municipal por buscar projetos de cunho ambiental. O Conservador das Águas consiste basicamente em realizar um levantamento planimétrico de cada propriedade, além da elaboração de uma planta virtual da propriedade rural, indicando sua atual situação e quais serão as metas propostas para o local. A secretaria de Meio Ambiente e Saneamento é a responsável por elaborar esses projetos definindo quais ações deverão ser implementadas e as metas a serem atingidas, em função das características da propriedade. O Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA) deverá analisar e deliberar sobre o projeto técnico para as propriedades rurais. A proposta para o “Revitaliza Ibertioga” segue nesta mesma linha de atuação e ter a presença do Paulinho aqui dá um impulso para iniciar os trabalhos com segurança cita o secretário de meio ambiente e saneamento, Jocimar.

No momento está sendo montada uma equipe técnica em parceria com o IEF, EMATER, CODAMMA, e foi iniciado contato com Universidades Federais da região para montagem de diagnósticos das propriedades rurais que aderirem ao projeto. Pensando no crescimento populacional do município, terá início a implantação do projeto “Revitaliza Ibertioga” na região do córrego do Leme que é a Bacia onde a COPASA faz a captação de água para abastecimento, e após, para as demais regiões, no objetivo de oferecer água em quantidade e qualidade, saneamento rural e boas práticas de produção agrícola para toda população ibertiogana.

 

Com informações e fotos: Prefeitura de Ibertioga