“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

O Dia Nacional da Saúde Bucal, celebrado nesta quarta-feira, 25 de outubro, foi criado para conscientizar a população sobre a importância dos cuidados odontológicos para o bem-estar geral.

De forma permanente, o serviço de odontologia da unidade 2 do Programa de Saúde da Família (PSF2) realiza atividades de orientação sobre saúde bucal. Na segunda, dia 23, foi iniciada ação que envolveram dicas de escovação, avaliacão clínica e aplicação de flúor com estudantes da Escola Municipal São Vicente Ferrer, trabalho que terminou na terça (24).

Os pais das crianças com necessidade de tratamento odontológico foram orientados a procurar o PSF de referência. Ao longo deste ano, o projeto já atendeu 342 alunos da Escola São Vicente Ferrer.

A saúde bucal é necessária para prevenir infecções e o agravo de algumas doenças, como as auto imunes, o diabetes e a anemia, que podem piorar com a má higiene oral.

Entre as doenças bucais mais comuns estão a cárie e o câncer de boca. Segundo o Ministério da Saúde, 88% da população brasileira possui cárie, que tem diversas causas, entre elas a má higiene bucal. Um dos principais fatores de risco para o câncer de boca doença é o consumo excessivo de tabaco e álcool.

Fonte e Fotos: Prefeitura de São Vicente de Minas