“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

O Serviço de Inspeção Municipal realizado pelo Consórcio CIMAG recebeu reconhecimento de equivalência e inclusão ao SISBI-POA (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal) do SUASA nesta terça-feira, dia 28 de novembro, em Mirassol D’ Oeste, Estado do Mato Grosso.

O título foi entregue pelo Ministro da Agricultura e Pecuária Carlos Fávaro ao presidente do Consórcio Edmir Geraldo Silva. Com o reconhecimento, os produtos vinculados aos estabelecimentos por eles cadastrados poderão ser comercializados em todo território nacional. Para obter a equivalência dos seus serviços de inspeção junto ao Mapa, é preciso comprovar que as medidas de inspeção higiênico-sanitária e tecnológica praticadas permitem avaliar a qualidade e inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura.

O SUASA (Sistema Unificado de Atenção à Saúde Agropecuária) tem como propósito organizar as ações de vigilância e defesa sanitária dos animais e vegetais, sob a coordenação do Poder Público nas várias instâncias federativas (municipal, estadual e federal) e no âmbito de sua competência, articulando-se com o Sistema Único de Saúde no que for atinente à saúde pública, visando a promoção da saúde. O reconhecimento do consórcio beneficiará 24 municípios pertencentes ao CIMAG.

A adesão do consórcio junta-se aos resultados alcançados pela chegada da implantação do SIM/CIMAG em 2021, e a participação no Projeto ConSIM. O projeto teve por objetivo ampliar o número de municípios incluídos no Sisbi-POA, promovendo a adequação e qualificação de Consórcios Públicos de Municípios e dos Serviços de Inspeção vinculados, bem como de estabelecimentos registrados, de modo que possam ser reconhecidos como equivalentes.

A coordenadora e Médica Veterinária do SIM/CIMAG, Drª Júlia Cosati Linhares ressalta sobre a importância desta conquista: “A inclusão desses municípios no SISBI-POA promove o desenvolvimento socioeconômico local e regional, estimula a aplicação de investimento e crescimento dos estabelecimentos registrados, facilita a inserção de novos empreendimentos e regularização dos existentes, além de reduzir os riscos relacionados à identidade, segurança higiênico-sanitária e tecnológica dos produtos de origem animal.”

Atualmente, estão incluídos no cadastro-geral do Sisbi-POA 25 estados e o Distrito Federal; 15 consórcios públicos (integrados por 267 municípios) e 36 municípios individualmente.

Fonte e Foto: Assessoria da AMAG