“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

A nova gestão do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Piedade do Rio Grande tomou posse no dia 26 de julho para o mandato bianual 2023/2025. A sessão de posse, que aconteceu no salão de reuniões da Prefeitura Municipal, foi presidida pelo Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Paulo Henrique da Silva Ribeiro, que destacou a importância de um conselho ativo e atuante, para condução das políticas públicas locais voltadas à proteção e preservação dos bens considerados patrimônio cultural do município.

O conselho exerce importante papel na tomada de decisões ligadas à identificação, reconhecimento, proteção e preservação do patrimônio cultural de Piedade do Rio Grande, incluindo-se os bens materiais e imateriais, preservados através das tradições, festejos, celebrações e ritos, mantidos pelos grupos tradicionais, detentores destes saberes e ofícios.

Além dessa importante responsabilidade, o conselho também exerce controle sobre as intervenções, reformas, obras e restauração em bens protegidos através de inventário e tombamento. Outra atribuição do conselho é decidir sobre os investimentos realizados através do Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural (FUMPAC).

O conselho se reunirá ordinariamente em seis encontros anuais ou extraordinariamente sempre que o município ou qualquer integrante do conselheiro demandar.

A diretoria do conselho eleita na sessão foi Angelina Perpétua de Oliveira como presidente, Jesuane Marieta da Silva como vice presidente e Isabel Cristina dos Santos como secretária.

Fonte e fotos: Prefeitura de Piedade do Rio Grande