“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

A peça “Baependi – Dobrado Fantasia”, do compositor baependiano Nelson Salomé, foi uma das obras interpretadas pela Orquestra Sinfônica de Betim, sob a regência do maestro Márcio Miranda, em concerto realizado pelo Ministério da Cultura e Instituto Unimed – BH.

O evento, “Canto e Vozes do Natal”, aconteceu no dia 29 de novembro, no Cine Theatro Brasil Vallourec, em Belo Horizonte. Na ocasião, Nelson, que estava entre os presentes, recebeu os aplausos do público.

Nelson Salomé de Oliveira é natural de Baependi. Graduou-se em composição pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Nesta mesma instituição, cursou regência coral e especialização em musicologia histórica brasileira. Na UNI-RIO (RJ) realizou mestrado. Professor na Universidade do Estado de Minas Gerais, foi fundador e regente do Coral da UEMG. Em 1990, fundou também o Coral Montserrat, de Baependi.

Salomé teve obras executadas em Panoramas da Música Brasileira Atual, na UFRJ, em bienais de música contemporânea no Rio de Janeiro e no Teatro Nacional de Brasília. Dentre as obras gravadas, destaca-se o dobrado sinfônico Baependi, interpretado por uma orquestra formada por músicos do Palácio das Artes, sob a regência de Marcelo Ramos.

Com informações da Prefeitura Municipal de Baependi

Foto: Reprodução