“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

Matéria atualizada às 9h09 do dia 31/10/2023

No último sábado, 28 de outubro, aconteceu a fundação da Academia Alagoense de Letras. A cerimônia aconteceu no centro comunitário São José, da paróquia Nossa Senhora do Rosário, com a presença do prefeito Municipal Juliano Diniz, além de outras autoridades e membros da sociedade alagoense.

Uma Academia de Letras em um Município permite que seus cidadãos possam ter contato com a sublime arte da literatura. Uma Academia de Letras em uma cidade incentiva o despertar de novos talentos e colabora com a salvaguarda da identidade local. Uma Academia de Letras quando floresce em uma terra, demonstra que a preservação das tradições de seu povo não é mero culto às cinzas, mas, a manutenção do fogo do saber.

Alagoa, sem dúvidas, é berço ancestral de diversos intelectuais, filósofos de rua, artistas de diversas áreas do entretenimento, literatos e pensadores que, em diversos níveis de nossa sociedade, do mais simples ao mais erudito, deixaram sua marca indelével na construção da cultura, fazendo com que Alagoa recebesse a menção de berço de muitos talentos.

Para instituição da Academia Alagoense de Letras, foram convidados alguns cidadãos alagoenses para compô-la, sendo eles: Francisco Humberto de Souza Barros, Lídia de Sena Corrêa, Nilton Sene, Francisco Casca Guimarães Corrêa, Rodrigo Ribeiro de Souza, Maria Fernanda Monteiro Ribeiro, Rander Ricieri Mendes de Souza, Diva Fonseca, José Sarjob Mendes, José Luiz Martiniano de Sene, Israel Sene.

No início da cerimônia foram convidados para presidir e secretariar o primeiro ato da academia, os acadêmicos Maria Aparecida de Carvalho Monteiro, que exerceu, no momento o cargo de Presidente da presente sessão e o Acadêmico Rander Ricieri Mendes de Souza para que possa secretariar o ato.

Após a presidente em exercido abrir a sessão, foram convocados todos os membros acadêmicos para eleição da mesa diretora da academia alagoense de letras. Foram eleitos Presidente, vice-presidente, secretário e tesoureiro. Em seguida o presidente acadêmico eleito, deu seguimento a sessão, e para celebrar esta data, instituiu a Comenda Maestro Manso Quirino de Almeida, que será entregue em todo último sábado do mês de outubro, data de Fundação da Academia Alagoense de Letras.

Dando continuidade aos trabalhos, o Presidente eleito informou a todos que o Exmo. Sr. Prefeito Municipal de Alagoa, Dr. Juliano Diniz de Oliveira, ofertou o uso do Centro de Eventos “kívia Roberta Magalhães de Almeida”, para que possa servir de sede provisória da Academia, o até que a Academia tenha sede própria, o que se dará após a oficialização do respectivo termo de fomento em conformidade com a legislação vigente.

Em seguida, o prefeito Juliano Diniz fez a leitura do juramento junto aos novos acadêmicos que logo após assinaram o termo de posse. Em seguida o presidente agradeceu as pessoas que auxiliaram na fundação da academia alagoense de letras, tornando o momento possível.

Na ocasião ainda ocorreu o lançamento dos livros “O Céu e a Terra são Testemunhas” da Sra. Cecília Silva e o livro “Turbulências” da Sra. Maria Aparecida de Carvalho Monteiro.

Confira os ocupantes das cadeiras e seus respectivos patronos:

CADEIRA Nº 01:
PATRONO IMORTAL: DR. Manoel Borges Pinto
ACADÊMICO OCUPANTE: Sra. Cecília Silva

CADEIRA Nº 02:
PATRONO IMORTAL: Sr. Antônio Carlos Corrêa
ACADÊMICO OCUPANTE: Sr. Nilton de Siqueira Sene

CADEIRA Nº 03:
PATRONO IMORTAL: Sra. Vera Lúcia Corrêa de Sena
ACADÊMICO OCUPANTE: Sr. José Sarjob Mendes.

CADEIRA Nº 04:
PATRONO IMORTAL: Sr. João Pinto Monteiro
ACADÊMICO OCUPANTE: Sr. Francisco Humberto de Souza Barros

CADEIRA Nº 05:
PATRONO IMORTAL: Revmo. Padre Benedito Calazans Vilela
ACADÊMICO OCUPANTE: Sr. Israel Maciel de Sene.

CADEIRA Nº 06:
PATRONO IMORTAL: Sr. Beni Chaves
ACADÊMICO OCUPANTE: Sra. Diva Angelina da Fonseca Barros

CADEIRA Nº 07:
PATRONO IMORTAL: Sr. Dr. José Mauro Chaves
ACADÊMICO OCUPANTE: Sra. Lídia de Sena Corrêa.

CADEIRA Nº 08:
PATRONO IMORTAL: Sr. Antônio Olegário de Souza
ACADÊMICO OCUPANTE: Sr. Francisco Casca Guimarães Corrêa.

CADEIRA Nº 9:
PATRONO IMORTAL: Sr. Geraldo Fonseca
ACADÊMICO OCUPANTE: Sr. José Luiz Martiniano de Sene.

CADEIRA Nº 10:
PATRONO IMORTAL: Sra. Ilzana Pinto de Faria
ACADÊMICO OCUPANTE: Sra. Maria Aparecida de Carvalho Monteiro.

CADEIRA Nº 11:
PATRONO IMORTAL: Sr. José Raciolino Chaves
ACADÊMICO OCUPANTE: Sr. Rodrigo Ribeiro de Souza.

CADEIRA Nº 12:
PATRONO IMORTAL: Sr. Odilon Olinto Corrêa
ACADÊMICO OCUPANTE: Sr. Dr. Rander Ricieri Mendes de Souza.

CADEIRA Nº 13:
PATRONO IMORTAL: Sr. Moacir Ferreira Chaves
ACADÊMICO OCUPANTE: Sra. Maria Fernanda Monteiro Ribeiro.

Com informações: Academia Alagoense de Letras

Fotos: Jade Carvalho, Cylas Muniz, Teresinha (assistente da Cecília Silva)

 

Assiste ao vídeo aqui