“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

A Central de Hidratação Ressaca se mostrou eficiente na primeira semana de funcionamento. Com o objetivo de oferecer atendimento às pessoas com sintomas da dengue, zika e/ou chikungunya, a central reduziu a pressão sobre o fluxo já intenso da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Ressaca. Isso confirma a assertividade do Plano de Ações contra as Arboviroses da Prefeitura de Contagem, que tem sido importante na prevenção e no enfrentamento à realidade gerada pela atual epidemia.

Equipada para atender até 120 pacientes por dia, a Central de Hidratação Ressaca manteve uma média de 83 pessoas sintomáticas atendidas, com pico de 102 no dia 23 de março, chegando a um total de 578 nos primeiros sete dias. A unidade está localizada em frente à UPA Ressaca, que atende também à população da região Nacional, o que justifica, ainda mais, a necessidade de oferecer uma alternativa de atendimento à crescente demanda causada, principalmente, pela dengue naquela região.

Para a gestora da UPA Ressaca, Kelly Fortini, a abertura da Central de Hidratação permitiu uma melhor acomodação dos pacientes que precisam permanecer um maior tempo na unidade devido a necessidade de hidratação venosa e coleta de exames. “Os números são importantes, pois mostram que desafogou o atendimento na UPA. Mas a abertura dessa unidade vai além disso, ao mostrar, também aos colaboradores, que a gestão se preocupa com o bem-estar deles no trabalho, para que possam prestar uma assistência de qualidade à população”, destacou.

Para Geslene Dias Barros, moradora da região e que foi a primeira a ser atendida na Central de Hidratação quando inaugurada, o novo local é muito importante para agilizar o atendimento. “Está sendo ótimo e ajuda demais as pessoas, pois facilita para a gente que está com os sintomas de dengue. O atendimento é muito bom, não tem nada que questionar”, afirmou naquele momento.

Elisângela de Souza de Oliveira, que levou o filho com sintomas à unidade, também aprovou a estrutura e o atendimento dado aos pacientes na Central de Hidratação Ressaca. “Foi ótimo! Meu filho estava passando mal desde sábado. Chegou a ter 39,5º de febre. Aqui ele passou pela triagem, consultou com o médico, tudo certinho e rápido. Foi hidratado e recebeu medicação”, comemorou.

Atendimento consolidado

A Central de Hidratação Eldorado segue cumprindo seu importante papel no acolhimento aos pacientes com dengue e outras arboviroses. Prestes a completar dois meses de funcionamento, a unidade ultrapassou a marca de 10 mil pessoas com sintomas atendidas entre os dias 6 de fevereiro – data de sua inauguração – e o dia 26 de março. Isso leva a uma média de 200 atendimentos diários, comprovando que a ampliação das instalações foi essencial para garantir o acesso da população adoecida a um tratamento digno.

De acordo com a superintendente das UPAs, Beatriz Palhares, as Centrais de Hidratação Eldorado e Ressaca vêm cumprindo de maneira eficaz o objetivo para o qual foram implantadas. “Desde o início, a proposta era de oferecer um atendimento mais ágil e humanizado às pessoas que sofrem com os sintomas da dengue e demais arboviroses, o que podemos comprovar todos os dias na satisfação e alívio das pessoas que buscam acolhimento nas unidades”, ressaltou.

Mais do que apenas acolher as pessoas com essas doenças, a implantação das centrais de hidratação possibilitaram também manter o atendimento às pessoas com outras enfermidades. “Ao encaminhar os pacientes com sintomas de arboviroses para as centrais de hidratação, abrimos a possibilidade de que as UPAS continuem tratando das demais pessoas que também esperam por um atendimento em urgência e emergência nas unidades, evitando a sobrecarga por causa dessa epidemia”, explicou.

Ações de prevenção

Já são quase 6.000 casos de dengue e outros 33 mil suspeitos no município somente este ano, com 13 óbitos confirmados e 14 em investigação. Por isso, a Prefeitura de Contagem segue com as ações de prevenção, com a visita às residências para a aplicação de larvicidas, mutirões de limpeza, circulação dos carros de fumacê, entre outras.

 

A fim de que o resultado seja ainda melhor, campanhas e publicações têm sido feitas no site e redes sociais da Prefeitura para que a população, em conjunto, possa fazer também a sua arte, descartando corretamente o lixo e evitando acúmulo de água parada dentro das residências.

Confira as principais medidas que você pode adotar para combater a dengue:

  • Não descartar lixo e inservíveis em vias públicas e lotes vagos;
  • Tampar tonéis e caixas d’água;
  • Manter calhas sempre limpas;
  • Deixar garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
  • Deixar ralos limpos e com aplicação de tela;
  • Limpar semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas com areia;
  • Limpar os potes de água para animais;
  • Retirar água acumulada na área de serviço, recipiente de degelo de geladeiras e de trás da máquina de lavar roupa;
  • Fazer o uso constante de repelentes com icaridina;
  • Aplicar telas (podem ser feitas de filó) em janelas e portas.

Com as informações da Prefeitura de Contagem

Foto: Janine Moraes / PMC