“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

É chegada a época mais calorosa e especial do ano, o Natal! Durante todo o mês de dezembro, o clima natalino se estabelece nas cidades, que se enfeitam e se iluminam com toda a decoração calorosa e tão característica da estação, atraindo olhares e criando uma atmosfera de aconchego e acolhimento.

E em Pouso Alto não foi diferente. O município, que em mais um ano surpreendeu e impressionou a todos com a iluminação especial de Natal, foi palco no sábado, 16 de dezembro, da Cantata de Natal 2023. O evento ocorreu na Praça Desembargador Ribeiro da Luz e no Casarão “Solar dos Barões”, importantes pontos turísticos da cidade que recebem dezenas de visitantes nesta época do ano.

E neste ano, quem também se fez presente foi a Feira Agropecuária, composta por produtores e artesãos que puderam expor os seus produtos entre eles aperitivos para degustação – entre eles queijos, doces, pães, geleias e pastéis – peças de artesanato como panos de tricô, acessórios de miçanga como brincos e pulseiras, luminárias feitas de madeira e muito mais, trazendo um pouco do que de melhor a cidade tem a oferecer.

Com direito a gorrinho de Papai Noel e sinos, o Grande Coral, regido pela maestra Márcia de Sá e composto pelo Coral Clave de Sol de Pouso Alto; Coral Alegria de Viver do CRAS de Pouso Alto e Sant’ana do Capivari e do Coral Infantil do CEAAPA, foi o grande responsável por realizar a abertura do evento. No repertório, grandes clássicos como a “Canção da Alegria”, “Quando o Dia da Paz Renascer” e “Nunca Pare de Sonhar” além das tradicionais músicas de Natal como “Boas Festas”, “Bate o Sino” e “A Paz”. Não há quem não tenha se alegrado – e se emocionado – com os versos entoados de forma tão bela e ritmada.

Dando sequência as apresentações, foi a vez da Corporação Musical “Mário Russano”, regida pelo maestro Aparecido José Belchior, entrar em cena e fazer uma demonstração de todo o trabalho que está sendo realizado com os jovens. E por falar em jovens – e em trabalho – é notável o empenho e a dedicação que cada um demonstrou na ocasião, enfatizando ainda mais a importância da disciplina, do comprometimento e da força de vontade no processo de aprender a arte da música através dos instrumentos. ”Noite Feliz” e “Bate o Sino” foram algumas das canções tocadas pela Corporação, enchendo o coração dos papais e mamães de plantão que estavam acompanhando os seus pequenos. Na oportunidade, o maestro Aparecido reforçou a importância da presença da família neste processo de aprendizado e também durante as apresentações, pois ela é uma ferramenta essencial que faz a diferença na vida das crianças.

Ao final da noite, a Companhia de Reis de Pouso Alto dirigida por Paulo Marciano Santos e Jeroninho trouxeram para o ambiente um pouco desta manifestação cultural católica e festiva tão tradicional na região, e que luta para não acabar com o tempo. A presença da Folia de Reis no evento não só abrilhantou as comemorações desta data que se aproxima, o Natal, trazendo consigo as figuras dos Três Reis Magos (Gaspar, Baltazar e Melchior), mas também representa o esforço de se manter viva esta grande festa, a qual faz parte da identidade cultural de muitas cidades do estado de Minas e do Brasil. A Companhia fez o seu trajeto pela praça até o presépio, onde o menino Jesus os aguardava na manjedoura e os Reis Magos depositaram seus tesouros (ouro, incenso e mirra). O ato carrega em si uma simbologia presente em muitos fiéis, que enxergam o nascimento de Jesus como um sinal de paz, de renascimento, de vida nova e de esperança, proporcionados mais uma vez este ano por toda a equipe da administração e parceiros, que concluíram com maestria esta celebração que torna Pouso Alto, cada dia mais, um município que enxerga um futuro promissor através das novas gerações, mas sem deixar de preservar e valorizar suas raízes.

Por Sidney Franco