“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

Durante os dias 8, 9 e 10 de dezembro, foi realizado o lançamento oficial do Caminho de Santa Luzia que passa por três municípios mineiros, Jacutinga, Albertina e Andradas, e dois municípios paulistas, Santo Antônio do Jardim e Espírito Santo do Pinhal.

O lançamento contou com uma missa inaugural na Igreja Matriz de Jacutinga na sexta-feira, 08 de dezembro. Na manhã de sábado, 09 de dezembro, os peregrinos partiram para a primeira caminhada oficial. Os devotos vieram de diversos lugares, entre eles São Paulo, São Bernardo do Campo, Campinas, Hortolândia, Rio de Janeiro, Jacutinga, Santo Antônio do Jardim, Borda da Mata, Ouro Fino e Albertina

O ponto de partida foi a antiga Estação Ferroviária de Jacutinga seguindo pela Rua Marechal Deodoro, Vila Esperança, Capela de Nossa Senhora de Fátima, Estância dos Vieiras, cachoeira Sete de Abril, Alto Alegre, Cristo de Albertina, Albertina, Gabirobal e Gramínea (ambos pertencentes a Andradas), Arrozal, no município de Santo Antônio do Jardim, e finalizando no Santuário de Santa Luzia, já em Espírito Santo do Pinhal. Foram cerca de 50km de caminhada entre os municípios.

Durante a passagem por Jacutinga, os peregrinos foram recepcionados pelo vice-prefeito Toninho Roque em sua propriedade, onde tem uma capela construída. Toninho relatou sua história de fé para os presentes e contou sobre a construção da capela em devoção à Nossa Senhora de Fátima.

O Caminho de Santa Luzia é mais um trabalho realizado pela Prefeitura de Jacutinga, por meio da SEGOV/Turismo, para o desenvolvimento do turismo religioso no município.

 

SANTA LUZIA

Santa Luzia é uma virgem mártir da igreja católica do século IV. Vítima da perseguição aos cristãos no Império Romano, Luzia foi torturada, teve seus olhos arrancados, sendo, por fim, decapitada. No catolicismo, diz-se que seus olhos foram restituídos milagrosamente.  Ela é considerada a padroeira da visão.

 

Fonte e fotos: Prefeitura de Jacutinga