“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

A noite de sexta-feira, 08 de dezembro, foi um momento de muita alegria e satisfação em Olímpio Noronha com a premiação do Aluno Nota 10 e encerramento do Parlamento Jovem 2024.

Na ocasião, muito produtiva e especial, estiveram presentes compondo a mesa de autoridades o presidente da Câmara Municipal de Olímpio Noronha, vereador Wilson José Lamin; o coordenador e autor dos Projetos Aluno Nota 10 e Parlamento Jovem, vereador Jonas Tadeu Rocha, a secretária de Educação de Olímpio Noronha, Renata Nicácio de Oliveira; a diretora da Escola Municipal Virgílio Alves Pereira, Daiana da Cruz Dias; a especialista da Educação Básica e representante da E.E.P.M.A.R.S, Lionete Aparecida da Silva Castro, além dos vereadores Márcio Roberto de Almeida, João Paulo Inácio e Edson José da Silva.

O espaço do Anfiteatro Vera de Oliveira Pinelli também recebeu demais autoridades locais e regionais como a vice-presidente da Câmara de Pouso Alto, vereadora Ana Maria Santos Barbosa; o assessor Jurídico da Prefeitura de Pouso Alto, Dr. Rogério Campos Maciel; o assessor Jurídico da Prefeitura de Olímpio Noronha, Dr. Felipe Carlos de Souza e a secretária de Cultura de Olímpio Noronha, Paloma Lopes.

Com o sentimento de satisfação e de dever cumprido os alunos Adonay Ronald de Castro Lopes, Alexandre Júnior Bernardes Teodoro, Ana Carolina de Oliveira Rosa, André José Henrique Flauzino, Caio Gabriel Germano Correia, Dyandra Aparecida Teodoro Miguel, Gabriel Oliveira de Souza Quirino, João Pedro Borges, Lorrane Eloíza de Oliveira, Luiz Gustavo Ângelo dos Santos, Maria Lavínia Moura Francisco, Matheus Luiz Alves Pereira, Paola Castro de Faria, Pedro Henrique Cipriano, Raquel Rosendo dos Santos, Sophia Laura dos Santos Francisco e Vitor Gabriel Souza da Silva receberam o certificado de participação do Projeto Parlamento Jovem 2023.

O Projeto Parlamento Jovem é um programa de Educação para Democracia, que anualmente oferece a estudantes do ensino médio de todo país a oportunidade de similar a jornada de trabalho e conhecimentos sobre as leis. O PJ se propõe também a ser ferramenta pedagógica nas escolas, proporcionando discussão de temas como política, cidadania e participação popular. Neste ano o tema foi o Jovem e Mercado de Trabalho, proposta aprovada por cerca de 150 jovens representantes de 132 municípios mineiros, onde protagonizaram um debate construtivo com vistas ao aprimoramento das políticas públicas na área.

Durante a cerimônia também ocorreu a entrega do Troféu Aluno Nota 10 para os alunos das escolas municipal e estadual de Olímpio Noronha, sendo premiado o aluno do 6º ano A, Arthur de Castro Ferreira; a aluna do 6º ano B, Ana Clara Aparecida dos Santos Miguel; o aluno do 6º ano C, Nelson Lamin Martins; o aluno do 7º ano A, Carlos Eduardo da Silva Pereira; a aluna do 7º ano B, Maria Alice Gonçalves dos Santos Oliveira; a aluna do 8º ano A, Helloá Fernandes Lamin; o aluno do 8º ano B, Matheus Guedes Vitória; a aluno do 9º ano A, Mikaelly Almeida Teodoro; a aluna do 9º ano B, Mirely Vitória Batista; a aluna do 9º ano C, Ana Carolina Miguel Seles; a aluna do 1º ano do Ensino Médio, Liliane Victória Oliveira; a aluna do 2º ano do Ensino Médio, Isabela Gonçalves Pereira; a aluna do 3º ano do Ensino Médio, Dyandra Aparecida Teodora Miguel e o aluno do EJA do Ensino Médio, Márcia Helena dos Santos Campos.

O projeto Aluno Nota 10, consiste no reconhecimento e consequente premiação aos acadêmicos, levando em conta médio geral de notas, a frequência e disciplina, apurando no aproveitamento escolar, ao final de cada ano letivo.

Essas iniciativas visam valorizar o talento e o engajamento dos jovens na construção de uma sociedade mais participativa e educada.

 

Por Bruno Moraes