“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

Município se torna o 381º a integrar o programa

Bom Jardim de Minas agora integra o Minas Livre Para Crescer, onde se tornou o 381º município mineiro a aderir ao programa. O lançamento do Projeto Bom Jardim de Minas Livre para Crescer contou com a presença de autoridades municipais, entre eles o prefeito de Bom Jardim de Minas José Francisco Mattos e Silva (Chiquinho), o presidente da Câmara Pedro Vanderli Rezende e vereadores, junto ao Superintendente de Melhoria do Ambiente de Negócios da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Rodrigo Melo.

O momento também contou com membros da administração e de instituições e empresas do município. Na oportunidade, os presentes puderam conhecer sobre o programa que é promovido pelo Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, e tem como objetivo tornar o estado de Minas Gerais o estado mais livre para se empreender no Brasil, promovendo mais competitividade e atrativos para se investir, propiciando crescimento econômico e maior geração de emprego e renda.

Nesta visão, o município de Bom Jardim de Minas busca possibilitar aos atuais e futuros empreendedores meios de desburocratizar o sistema, facilitando os meios e dando mais oportunidades de investimentos, o que resulta em benefícios a toda sociedade.

E Bom Jardim de Minas é destaque diante suas potencialidades e estruturação, além de estar em uma localização que interliga grandes centros, o que resulta em bons negócios. Com o apoio de empreendedores e entidades parceiras, será possível identificar normas e medidas que podem ser modificadas para a melhoria do ambiente de negócios, com foco na desburocratização em Bom Jardim de Minas. Outro eixo de atuação do programa Minas Livre Para Crescer está no auxílio aos municípios mineiros para recepcionar a Lei de Liberdade Econômica, dos âmbitos Federal e Estadual.

O Superintendente de Melhoria do Ambiente de Negócios da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Rodrigo Melo informou aos presentes sobre a busca do Estado na Liberdade Econômica que visa dar espaço a empreendimentos e negócios, contribuindo para um ganho de todos. Segundo Tenente Melo, os municípios que aderiram ao programa tiveram mais resultados, “de 30 a 40% a mais em empregos e investimentos”, revelou.

A questão burocrática quanto às documentações também foram informadas, no qual a busca é de possibilitar que novas empresas possam se instalar no município em pouco tempo, até em horas, conforme foi exemplificado que acontece em algumas localidades. A importância da Prefeitura e Câmara Municipal estarem alinhadas também foi reforçado pelo superintendente, que destacou a importância desse modo para que tudo se tornar mais fácil.

A localização, as oportunidades, a região e a qualidade de vida que Bom Jardim de Minas foram alguns dos destaques do momento, onde com a nova dinâmica de empreendimento que ocorre, empresas buscam estar nos municípios do interior. “Cidades pequenas que estiverem preparadas para receber ganharam muito mais”, informou Melo.

O prefeito Chiquinho também revelou ser adepto ao Estado Livre, na busca de agilidade e menor burocratização, destacando que o carimbo atrasa a vida de Bom Jardim de Minas. Destacou sobre as qualidades e potencialidades do município, onde um vídeo institucional foi lançado no momento, que busca atrair novos olhares e reforçar a vocação que o município já possui.

“Temos que observar os sinais da macro e micro economia”, destacou o prefeito, que reforçou sobre os empreendimentos estarem sendo atraídos ao interior. Chiquinho também relacionou o caminho já realizado nos últimos anos pela gestão em busca de preparar o município para essa nova realidade. A inovação com o Parque Industrial, a parceria com o Sebrae, a releitura do Turismo, a Acispes, foram algumas das citações do prefeito quanto aos investimentos já realizados.

“Fazer diferente de modo que as próximas gerações possam colher novos frutos”, revelou o prefeito que, ao fim da cerimônia, sancionou o decreto nº 162 de 04 de setembro de 2023 que estabelece o Projeto “Bom Jardim de Minas Livre para Crescer”.

“Com a assinatura deste decreto, reafirmamos nosso compromisso com o desenvolvimento econômico de Bom Jardim de Minas. Agradecemos a todos por fazerem parte deste momento e estamos ansiosos para ver os impactos positivos que ele trará”, finalizaram.