“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

A Prefeitura de Betim realiza, na próxima terça-feira (23), a oficina “Linha de cuidado PNAR” para profissionais que prestam assistência às mulheres durante o pré-natal de alto risco (PNAR) dos 13 municípios* da microrregião de saúde de Betim. O objetivo é promover a integração e a atualização de conhecimentos e de habilidades para os trabalhadores, buscando a integralidade e a qualidade no cuidado das gestantes.

A oficina será realizada, das 8h às 12h, na Escola do Servidor do Centro Administrativo. Os profissionais interessados podem fazer a inscrição até a próxima segunda (22), no link.

Por ser a cidade polo da microrregião de saúde, Betim é referência para a assistência às gestantes de alto risco moradoras dos outros municípios. O atendimento da linha de cuidado do PNAR é feito no Centro Integrado da Saúde da Mulher e da Criança (Cimuc) por uma equipe multiprofissional composta por médicos ginecologistas/obstetras, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e nutricionistas. Na unidade, as gestantes também realizam alguns exames, como os de ultrassom.

A oficina busca integrar as equipes de saúde que realizam o pré-natal, qualificando os profissionais dos municípios que compõem a microrregião de saúde sobre o cuidado compartilhado das gestantes e esclarecendo o papel da atenção especializada oferecida em Betim.

“A oficina permitirá a divulgação dos critérios de estratificação de risco do PNAR, garantindo uniformidade nos encaminhamentos das mulheres da atenção primária para a atenção especializada, que serão feitos com mais assertividade e garantindo um atendimento mais ágil para os casos mais graves”, explica a referência técnica dos Centros de Referência Especializada, Luciana Januzzi.

Com as informações e foto da Prefeitura de Betim