“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

A Prefeitura de Belo Horizonte está ampliando, a partir desta segunda-feira (06), os locais que aplicam a vacina contra a tuberculose, a BCG. Com isso, as doses passarão a ser ofertadas em 36 unidades de saúde da capital, de maneira gradativa.

Para garantir proteção das formas mais graves da doença, pais, mães ou responsáveis devem levar os recém-nascidos, exclusivamente, em um desses locais.

A estratégia de concentrar os locais de aplicação da BCG foi adotada pela Secretaria Municipal de Saúde para otimizar o estoque e evitar o desperdício de doses, já que um frasco da BCG contém 20 doses, com duração de seis horas após a abertura. Cabe destacar que essa vacina protege contra a tuberculose, que é uma doença infecciosa e transmissível, passada de pessoa para pessoa pela tosse, espirro ou fala.

O imunizante também segue disponível em quatro maternidades que atendem a rede SUS-BH na capital, sendo a do Hospital Metropolitano Odilon Behrens (HOB); a Odete Valadares; do Hospital Sofia Feldman e do Hospital Risoleta Neves. Com isso, assim que nascem os bebês podem ser imunizados já nas instituições.

Com as informações da Prefeitura de Belo Horizonte

Foto: Divulgação / PBH