“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

Como atividade relacionada ao Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola – 7 de abril, a Escola Municipal São Vicente Ferrer promoveu rodas de conversa com os estudantes, orientadas pelo professor Bruno Leôncio Cariêlo. O bullying pode ser praticado de forma física, verbal ou social, com o objetivo de constranger e humilhar uma pessoa. O Brasil registra altos índices de violência escola, principalmente pelo bullying.

Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que mais de 40% dos estudantes adolescentes admitiram já ter sofrido bullying. Diante da necessidade de atuar para prevenir a violência nas escolas, educadores, famílias e toda a comunidade escolar devem se envolver em atividades de observação, mediação, conversas e iniciativas para promover a cooperação entre os alunos.

Algumas orientações podem prevenir a violência no ambiente escolar, começando pela criação de grupos de ajuda formados por estudantes, já que, muitas vezes estas situações não ocorrem na frente de um professor ou outro adulto. Possibilitar a gestão democrática é outra dica: quanto maior o envolvimento dos alunos, maior é a sensação de pertencimento ao meio escolar, aprimorando os relacionamentos entre professores, gestão, alunos e funcionários.

Deve-se também incentivar que os alunos não sejam indiferentes ao bullying e estimular a comunicação não violenta. A mediação de conflitos também é muito importante, considerando a importância de atuação de professores e outros funcionários no combate à violência, e a utilização de jogos cooperativos. Por fim, deve-se buscar orientações da Defensoria Pública, que dispõe do manual “Defensoria Pública: cumprindo seu papel na Educação – Dialogando sobre prevenção e conflitos na escola”.

Fonte e fotos: Prefeitura de São Vicente de Minas