“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

Barbacena recebe, a partir de hoje (13/03) uma pesquisa do Ministério da Saúde em parceria com a Universidade Federal do Pelotas uma pesquisa da coleta de dados do maior estudo de base populacional sobre a Covid-19 no Brasil. A pesquisa “Epicovid 2.0: inquérito nacional para avaliação da real dimensão da pandemia de Covid-19 no Brasil”.

Em Barbacena uma pesquisadora realizará 250 entrevistas. A profissional estará devidamente identificada com crachá e camisa referente a pesquisa. Diversos bairros da cidade receberão a pesquisa. Em caso de dúvidas sobre a identificação da pesquisadora, basta entrar em contato com a UBS de referência.

De acordo com o Ministério da Saúde, o objetivo é levantar dados para subsidiar a criação de políticas públicas direcionadas ao tratamento das chamadas condições pós-covid (covid longa), que são as sequelas da doença.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 20% das pessoas, independentemente da gravidade da doença, desenvolvem condições pós-covid. Nesse sentido, é preciso apurar os dados relativos ao Brasil para ampliar serviços, como atendimento neurológico, fisioterapia e assistência em saúde mental.

Fonte e foto: Prefeitura de Barbacena