“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

A educação patrimonial é um importante mecanismo de difusão e promoção do conhecimento através da cultura e do patrimônio, que propicia aos estudantes, o acesso à informação, a história, ao passado e ao presente, despertando o senso crítico e a conscientização dos envolvidos quanto a preservação da memória, da identidade e da cultura locais.

Pelos belos caminhos da paisagem rural piedense, os estudantes do 5° ano das escolas municipais Hildebrando Teixeira e Prefeito Edmundo Bosco Ribeiro se deslocaram até a centenária Fazenda Santa Cruz, de propriedade da senhora Eny Ribeiro, para conhecer e aprofundar conhecimentos sobre a história da fazenda.

O passeio faz parte das etapas do Projeto de Educação Patrimonial 2023, com o tema “Fazendas históricas”, que está sendo desenvolvido nas escolas municipais sob a coordenação das professoras Camila, Lidiane e Edriana Sá, juntamente com as diretoras Adriana Gonçalves e Suely Marinho e com apoio da secretaria de Cultura e Turismo e do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural.

Na Fazenda Santa Cruz, os estudantes realizaram uma visita guiada, com direito a uma bela entrevista com a proprietária Dona Eny, que carinhosamente recebeu os alunos e professores, relatou suas experiências, vivências e as tradições ainda mantidas na fazenda, onde inclusive funcionava uma escola que atendia às crianças residentes nas proximidades do local.

Sentada na varanda da fachada principal da fazenda, Dona Eny deu uma verdadeira aula a todos os presentes, oportunizando o contato e o acesso dos alunos ao interior do casarão, construído no ano de 1863, e que hoje é inventariado como patrimônio cultural de Piedade do Rio Grande.

Na ocasião da visita, os alunos fizeram a entrega simbólica de duas placas para identificação da fazenda com os dizeres:  “arquitetura histórica” e “patrimônio cultural”, visando destacar o reconhecimento cultural da fazenda e a importância de sua preservação.

Fonte e fotos: Prefeitura de Piedade do Rio Grande