“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

Aconteceu na manhã do último sábado (13) o desfile cívico da cidade de Aiuruoca. Em comemoração dos 316 anos de fundação e 188 anos de emancipação político-administrativa do município de Aiuruoca.

Muitas autoridades locais estiveram presentes, como o Prefeito de Aiuruoca, Erlisson Vitor Lopes, o vice-prefeito, Ivan Corrêa, e demais secretários municipais.  O vereador e presidente da Câmara de Aiuruoca, Rosildo Bernado da Rocha, a vice-presidente, Josiane Aparecida Flores Silva e demais representantes do legislativo municipal também estiveram presentes.

O prefeito declarou aberto o ato cívico do município. Em seguida foi feito o ato Solene do hasteamento das bandeiras, erguendo a bandeira do Brasil, o vice-prefeito, Ivan, o prefeito Erlisson com a bandeira de Aiuruoca, e o vereador e presidente da Câmara, Rosildo, com a bandeira do estado de Minas Gerais.

O prefeito Erlisson proferiu algumas palavras no palco. “Hoje, a festa é de nossa gente, pois uma cidade se faz com seu povo, e o aiuruocano tem braços fortes, é humilde, é nobre, é fraterno, tem fé, tem esperança, supera obstáculos e principalmente orgulha-se de sua terra”, afirmou.

Em uma singela homenagem, o mestre de cerimônia Raniery leu um lindo poema para o público.  ” O pico do Papagaio”, de autoria da poetisa aiuruocana, Maria Rosa Maciel Almeida.

Escolas e instituições participaram do desfile. A Escola Nossa Senhora do Sagrado Coração contou com os alunos da educação infantil e do fundamental I, representando o terço de São Gonçalo, que é um terço diferentes dos tradicionais, podendo ser realizado a qualquer dia, hora ou lugar. A APAE de Aiuruoca também fez bonito no desfile cívico. A instituição que já é antiga na cidade, foi fundada em 2003. A Creche e Centro de Educação Infantil Municipal também se apresentou brilhante, arrancando aplausos da multidão.

Os alunos da Escola Municipal Maria José Ematné desfilou lindamente homenageando algumas pessoas muito importantes durante a pandemia de Covid-19.  A Escola Estadual Conselheiro Fidélis levou para o desfile um pouco da cultura e da história de Aiuruoca. As escolas urbanas e dos bairros rurais do município se apresentaram com beleza, cultura e simpatia. Houve um destaque aos esportes locais, que promovem diversão, socialização e bem para o físico.

Houve também uma homenagem a todos os prefeitos que fizeram parte da história da cidade, ao longo de todos esses anos, sempre preservando as tradições, cultura e valores de Aiuruoca. Antes do encerramento oficial, aconteceram apresentações lindíssimas da folia de reis dos bairros quatro Oléos e Nogueira e a banda La-Sales de Aiuruoca.

Fim de Semana de Comemorações em Aiuruoca

Na sexta- feira (12) teve a abertura oficial do “1º Aiuruoca Motor Rock”, com apresentações de bandas de rock.

No sábado (13 após o desfile, às 18h teve a missa em Ação de Graças pelos Motociclistas na Igreja Matriz Paróquia Nossa Senhora da Conceição. E logo após, continuação com mais atrações do Motor Rock até a madrugada de domingo.

Já no domingo (14), último dia de comemorações, crianças puderam desfrutar de muita diversão na “Rua de lazer” na Rua Cel. Oswald, no início da tarde.

Mas a programação não parou por aí, teve muito rock’n roll marcando o último dia do Motor Rock de Aiuruoca. À noite aconteceu uma outra missa, mas dessa vez em Ação de Graças pelo Aniversário de Aiuruoca.

Em seguida aconteceu uma cerimônia de entrega de Comenda do Mérito Municipal, no Museu Dr. Júlio Arantes Sanderson de Queiroz. Fechando o último dia de eventos, um maravilhoso show do Felipe Diaz animou a multidão presente.