“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

O município de Jesuânia teve a sua 4ª edição da Agro Fest, evento que reuniu produtores locais e visitantes de toda região. Neste ano o município foi palco para mais um evento esperado, o grande torneio leiteiro. A festa teve início na terça-feira (16) com a entrada dos animais e ordenha de esgota e se estendeu até o sábado (20) com uma programação recheada de atrações, com stands de empresas de agronegócio e empresas parceiras, show ambiente, praça de alimentação e shows noturnos com Iuri Ribeiro, Cleber Caronni, DJ Ivan; com as duplas Talis e Welinton, Nem Alexandre e Sueli, Sergio e Leandro, Felipe e Nicole também agitaram o público presente nas noites   abertas à população.

O evento com entrada franca e uma belíssima estrutura aconteceu na Praça de Esporte Américo Dias de Castro e recebeu visita técnica das faculdades regionais e público para o grande leilão dos animais participantes do evento.

A sexta-feira (19) contou com uma programação intensa. Logo pela manhã, aconteceu a 5ª e penúltima ordenha com as vacas participantes do Torneio Leiteiro, na qual possíveis cenários e resultados já começavam a se desenhar. Já no período da tarde, teve início o tão aguardado Concurso Miss Agro Fest 2023, que reuniu participantes, familiares e autoridades para prestigiar o evento. Logo na abertura, foi chamada como convidada especial a Miss Brasil Café, Naiara Moreira, que desfilou pela passarela com toda sua elegância e carisma, dando lugar às candidatas das 3 categorias do desfile: Princesa Mirim Agro Fest 2023, Princesa Agro Fest 2023 e Miss Agro Fest 2023.

O desfile das princesas mirins foi um show de fofura! Não há quem não tenha se apaixonado por cada uma das meninas, devidamente vestidas e esbanjando muito charme para o público presente e jurados, além de emocionarem as mamães e papais de plantão. Em seguida, as princesas atraíram todos os olhos em um desfile com muita presença, dificultando a avaliação dos jurados em escolher as três melhores. E por último, já ao final da tarde, as misses embelezaram o espaço deixando a competição em níveis altíssimos, causando dúvida em todos e tornando o resultado final ainda mais emocionante.

Muito suspense e apreensão antecederam o momento do anúncio dos resultados. Sagrou-se Princesa Mirim Maria Sophia, Princesa Mirim Destaque Maria Clara e Princesa Mirim Simpatia Laura Mendes. Na categoria Princesas, Jhenifer de Souza ocupou o primeiro lugar seguida de Isabely Alexandra, como Princesa Destaque e Emily Carolyne como Princesa Simpatia. E como Miss Agrofest 2023, Natacha Telles levou a melhor seguida de Sabrina Gabrielle, Miss Destaque e Alana Lermos como Miss Simpatia. As misses, além do troféu, também receberam presentes por suas colocações. E para fechar o momento, houve um desfile com a coleção de outono-inverno da Donna Lu Boutique, trazendo as peças mais requisitadas da estação.

Os momentos seguintes foram de muita tensão, graças à 6ª e última ordenha do Torneio Leiteiro. Dezenas de pessoas estavam aguardando no espaço para saber qual das vacas se tornaria a grande campeã da competição deste ano.

O torneio contou com a participação de produtores e criadores que investiram e prepararam seus animais para que fossem expostos e estivessem em condições de entrar na competição.  Os participantes do torneio foram Fazenda Boa Vista, Fazenda Nossa Senhora Aparecida, Agropecuária Dois Córregos, Fazenda Vargem Grande, Fazenda Três Pinheiros, Fazenda São Jorge, Sítio Chalé, Fazenda Bom Retiro e Laticínio Nata de Minas, todas com excelentes resultados e grandes produções durante a pesagem do leite após as ordenhas.

A fama de maior torneio leiteiro do Brasil se concretizou com o resultado da vaca adulta da Fazenda Boa Vista, a grande campeã do torneio bateu o recorde mundial com 92,32 kg de leite de média durante os dias da competição. “Já é o terceiro torneio leiteiro, é uma experiência muito boa, principalmente pra gente que mexe com isso e está no ramo desde criança e vem evoluindo, até que chegou onde chegamos, graças a Deus! Fiquei feliz com o resultado”, enfatizou seu proprietário Roberto Dias de Castro.

A premiação do torneio leiteiro aconteceu na manhã de sábado (20), tendo os vencedores: na categoria dois dentes em 1° e 2º lugar a Agropecuária Dois Córregos e em 3º lugar o Sitio Chalé. Já na categoria quatro dentes, a Fazenda Boa Vista ficou com o 1º e 3º lugar e o 2º lugar para a Agropecuária Dois Córregos.

A categoria seis dentes ficou com o seguinte resultado: em 1º Fazenda Boa Vista, 2º Sítio Chalé e 3º Fazenda Três Pinheiros. Na categoria vaca adulta o resultado ficou com o 1º lugar a Fazenda Boa Vista, batendo recorde mundial, e em 2° Agropecuária Dois Córregos e em 3º Sitio Chalé.

Durante a cerimônia de premiação, todos os colaboradores, produtores e organizadores receberam um troféu de agradecimento pelo desempenho em ajudar na realização do evento.

A extensionista agropecuária de Jesuânia, Flávia Gonçalves, explicou que a fiscalização e pesagem do leite, bem como o desenvolvimento do torneio leiteiro é feito pela Emater, e que este trabalho vem sendo realizado desde a primeira edição do evento. “Eu acho importante divulgar o município como um grande produtor de leite e mostrar para o Brasil que Jesuânia tem muitos produtores. O leite é de grande importância econômica e social. O evento já virou tradição”, completou a extensionista.

A 4ª edição da Agro Fest foi uma realização da prefeitura municipal em parceria com a Câmara e Produtores e Criadores de Jesuânia, com apoio da Emater.

 

Por Sidney Franco e Maju Ribeiro