“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

terra

A festa que retornou com todo o vigor foi um grande momento na comunidade do bairro Quatro Óleos, de Aiuruoca. Com a organização da Associação dos Moradores dos Quatro Óleos, com apoio da prefeitura municipal e Polícia Militar, a festa foi completa e com atrações especiais dando o máximo valor ao produto típico da terra.

A 3ª Festa do Pinhão contou com seminário, culinária, produtos artesanais, gincana do pinhão, terço de São Gonçalo e forró.

A festa iniciou com a abertura do 1º Seminário local para conservação dos pinheirais. Na abertura, a presidente da Associação de Moradores dos Quatro Óleos, Sâmia Assis, e o prefeito de Aiuruoca, Erlisson Lopes, estiveram presentes. Na sequência, ocorreram as apresentações dos temas “Araucária angustifólia: presente e futuro de uma espécie ancestral ameaçada de extinção”, com a secretária de Agricultura Pecuária e Meio Ambiente de Delfim Moreira, Joelma Aparecida Rabelo de Pádua; “Resiliência da Araucária na Região Sudeste”, com o engenheiro agrônomo André Vieira Ramos de Assis; “Aspectos legais da preservação da araucária em Minas Gerais”, com Drº Bruno Eduardo da Nóbrega Tavares, gestor ambiental do Instituto Estadual de Florestas; “Como a área de proteção ambiental da Serra da Mantiqueira ajuda a preservar os bosques de araucária”, com Drª Soraya Fernandes Martins , analista ambiental do ICMBIO e “A experiência do Instituto SuperAção – regenerando florestas para conter a mudança climática”, com a coordenadora de projetos socioambientais, Joana Pires Luiz da Costa.

O momento marcante no seminário contou com a fala da comunidade: “Memória da atividade florestal local”, com as experiências de Sebastião Tarcísio Alves, produtor rural conservacionista; Thiago Antônio da Silva, presidente Broto Brasilis e João Paulo Marques Marcelino, produtor rural conservacionista.

Os presentes puderam aproveitar toda a festa com a feira de produtos locais, e um almoço especial com o ingrediente principal, o pinhão. Ainda contaram com a gincana do pinhão e terço de São Gonçalo, que teve a participação de muitos moradores e visitantes que rezavam e dançavam os passos em cada conta.

E fechando todo esse momento, a terceira edição da festa do pinhão contou com a animação da banda ‘Chama do Forró’, que fez todos dançarem e aproveitarem a festa que resgata a tradição e cultura da região.

Fotos: Associação dos Moradores dos Quatro Óleos