“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

Neste domingo (10), o 2º Encontro de Bandas de Serranos, em homenagem aos 70 anos de Emancipação Político-administrativa do município, agitou e emocionou a população com uma rica programação, abrilhantada por 10 grupos musicais. O evento, realizado pela Prefeitura Municipal de Serranos, contou com desfiles e apresentações individuais, além da formação e desfile do “bandão” e entrega de troféus de participação.

Nesta edição do Encontro de Bandas, participaram a Banda Santa Cecília, de Serranos; a Banda de Música 12 de Maio, de Cambuquira; a Corporação Musical São João Batista, de Seritinga; a Corporação Musical Arantinense, de Arantina; a Sociedade Musical Filarmônica, de Liberdade; a Corporação Musical Carlos Gomes, de Baependi; a Corporação Musical Sagrado Coração de Jesus, de Caxambu; a Corporação São Pio X, de Andrelândia; a Corporação Musical Sãothomense, de São Tomé das Letras; e a Corporação Musical Bonjardinense, de Bom Jardim de Minas.

A programação teve início com o desfile individual de cada uma das bandas pelas ruas da cidade, próximo à Pedra da Broa. Logo após, os grupos formaram um “bandão” e desfilaram sentido à Praça 12 de Dezembro, executando um belo repertório que encantou os serranenses e visitantes presentes no evento. Na cerimônia de abertura do evento, estavam presentes diversas autoridades municipais, como o prefeito Marcelo Azevedo, a secretária de Cultura e Turismo, Maria Aparecida, vereadores e o líder religioso Padre Guilherme da Costa Vilela Gouvêa.

No decorrer da solenidade, as bandas executaram o Hino Nacional, que ecoou pela Praça 12 de Dezembro e emocionou todos os presentes. O prefeito Marcelo Azevedo foi convidado a dar as boas-vidas a todos os músicos e à população que prestigiou o evento. Em sua fala, o Chefe do Executivo agradeceu e ressaltou a importância da presença das corporações musicais e desejou um bom evento para cada um dos presentes.

O Padre Guilherme, que também é vice-presidente da Comissão Municipal de Patrimônio, expressou alegria em acolher cada uma das corporações musicais que compareceram ao Encontro de Bandas e resgatar a cultura musical de Serranos com a Banda Santa Cecília. Além disso, o líder religioso realizou uma oração, abençoando o evento e todos os cidadãos presentes na praça.

À tarde, a programação prosseguiu com as apresentações individuais das bandas na Praça 12 de Dezembro. Em formato de rodízio, cada corporação musical performou um repertório com quatro músicas, que proporcionaram grandes momentos de homenagem, emoção e muita alegria. O encerramento do evento foi marcado com a entrega dos troféus de participação aos maestros de cada banda.

Por Leonardo Souza