sábado, 19 de outubro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promoveu, entre os dias 23 e 25 de julho, em Belo Horizonte, três oficinas de capacitação para as equipes das 23 Regionais de Saúde do Estado. Esta foi a terceira etapa do Projeto de Capacitação em Execução de Saúde Pública, focada na descentralização da execução orçamentária e financeira das políticas públicas de saúde. Os encontros abordaram temas como a revisão do cadastro de resoluções e a programação das despesas no Sistema de Gestão de Convênios e Parcerias (Sigcon).

“A intenção é capacitar as regionais para que possam operar os sistemas de forma eficaz, incluindo o cadastro no Sigcon e a gestão orçamentária, além dos processos de empenho, liquidação e pagamento,” explica Thaísa de Aquino Pereira, diretora de Convênios e Resoluções da Subsecretaria de Gestão e Finanças da SES-MG. O projeto visa dar autonomia às regionais e capacitar as equipes para que possam replicar o conhecimento adquirido em suas próprias áreas.

Na primeira fase do projeto, realizada em Belo Horizonte, foram abordados o cadastro das resoluções e os procedimentos até o pagamento. A segunda etapa, realizada online, foi destinada às regionais que não puderam participar da primeira fase ou que tinham dúvidas. A terceira etapa inclui uma segunda fase prática, onde a Diretoria de Contabilidade de Finanças da SES-MG vai trabalhar diretamente nas regionais, focando em empenho, liquidação e pagamento. A técnica de Gestão de Saúde da Regional de Ubá, Daiana Felizardo de Oliveira, destacou a importância das oficinas, elogiando a clareza e objetividade das informações fornecidas.

Fonte e fotos: Agência Minas.

Compartilhe:
Exit mobile version