sábado, 21 de dezembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

Com o objetivo de garantir a proteção necessária para a realização de suas atividades diárias, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) disponibilizou, recentemente, uniformes e equipamentos de proteção individual (EPIs) para suas equipes. Entre os itens, estão duas camisas e um macacão destinados aos servidores de assistência e duas camisas aos administrativos.

A segurança é uma das principais preocupações da atual gestão. De acordo o secretário municipal de Saúde de Contagem, Fabrício Simões, essa medida está sendo realizada por meio de investimentos em treinamentos, orientações e distribuição de EPI’s de qualidade.

Para o diretor do Samu, Marcelo Félix, os EPIs são essenciais para a segurança dos profissionais atuantes na ponta como enfermeiros, médicos, técnicos, condutores e também dos pacientes, pois protegem contra infecções e acidentes de trabalho. “Essas aquisições chegam para fortalecer todo o trabalho realizado. A gestão reforça a importância de cumprir as legislações e normas, assegurando e disponibilizando os equipamentos de proteção individuais para garantir a segurança e a tranquilidade de todos os servidores”.

Marcelo reforça, ainda, que o uso do uniforme e do EPI é obrigatório a todos servidores assistenciais do Atendimento Pré-Hospitalar (APH), incluindo itens como macacão, bota de resgate, luvas descartáveis e camiseta. Para os servidores do transporte em Saúde, são obrigatórios os itens: macacão de resgate, luvas descartáveis e camisetas.

Importância dos EPIs

Os profissionais da saúde são um público potencialmente vulnerável à exposição aos agentes microbiológicos, devido ao contato direto e constante com o paciente, em especial, a equipe de enfermagem do APH. “As precauções incluem a utilização de barreira para proteção, como o uso de EPI’s. Utilizá-los corretamente é de suma importância, pois permite a realização de procedimentos de forma segura, tanto para o profissional que está prestando assistência como para o paciente”, afirma o diretor.

Os equipamentos de proteção individual, em conjunto, formam um recurso primordial para prevenir a exposição a riscos biológicos. O risco a esse tipo de exposição é inerente à atividade desempenhada e, no que se refere ao atendimento pré-hospitalar, pode tornar-se aumentado devido à característica da assistência prestada, muitas vezes, em situações extremamente complexas, como a cinemática do trauma, os locais de difícil acesso, o estresse no manejo rápido de atendimento, entre outros.

O técnico em enfermagem do Samu, Ricardo Silva, afirma que tem sido muito satisfatório receber o novo macacão. “Veio na hora certa, principalmente neste período de muita chuva. Nós fazemos muitos atendimentos, por isso, é sempre bom ter um reserva. O macacão é de extrema importância para garantir nossa segurança durante o atendimento e para prevenir os riscos de acidentes de trabalho, como, por exemplo, contato direto com sangue das vítimas que estão em atendimento”, conclui.

Fonte: Prefeitura de Contagem

Foto: SAMU Contagem / Divulgação

Compartilhe:
Exit mobile version