sexta-feira, 29 de novembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

Moradores da região da rua Expedicionário com a rua Castelo Nueva estão acompanhando de perto as obras que visam resolver o problema de alagamentos recorrentes nas residências devido ao acúmulo de água da chuva. A área, que possui uma topografia de vale, enfrenta dificuldades quando as águas da chuva descem das partes mais altas, causando inundações nas áreas mais baixas e invadindo casas da região.

Segundo a Secretaria de Obras, para reduzir a velocidade e a quantidade de água que desce pelas ruas, estão sendo instalados poços de visita, que, segundo técnicos, têm a capacidade de amenizar o problema. Além disso, a Prefeitura de Contagem está construindo um reservatório entre os números 987 e 1101 da rua Expedicionário, em um terreno da Copasa. Esse reservatório terá capacidade para conter até 1,3 milhões de litros de água, ajudando a controlar o volume de água das chuvas. Ao todo, quatro mil metros de tubulações estão sendo instalados para melhorar o sistema de drenagem.

As intervenções não se limitam apenas às ruas Expedicionário e Castelo Nueva. Outras vias também serão beneficiadas com o projeto de drenagem, como General Mascarenhas, Antônio Aleixo, General Clark, Cruzeiro do Sul, Alvimar Carneiro, Coronel Belmiro Cruz, Doutor Mariano de Oliveira e Monsenhor João Martins.

O projeto de drenagem está sendo realizado em etapas. Na primeira fase, estão sendo instaladas tubulações para 160 bocas de lobo, poços de visita, caixas de passagem, galerias e outros componentes importantes para o escoamento das águas pluviais. Ao final das obras, todas as ruas da região também serão contempladas com asfalto novo.

A dona de casa Rosângela Raquel Parreiras, moradora da rua Expedicionário, compartilhou sua preocupação com as obras. “Eu estava um pouco apreensiva, não por causa das obras, mas porque chegou a época de chuva e a obra ainda não estava concluída. A gente ainda tem receio de acontecer o que aconteceu em janeiro, na última enchente que deu aqui. Mas depois dessa visita da prefeita, eu fiquei mais tranquila. Vai dar tudo certo! Eu sei que no futuro vai ser bom pra gente”, afirmou.

Com as obras em andamento, a expectativa é que a drenagem e a construção do reservatório resolvam de forma definitiva o problema de alagamentos e tragam mais segurança e tranquilidade para os moradores da região do Novo Progresso.

Fonte e foto: Prefeitura de Contagem

Compartilhe:
Exit mobile version