Na quinta-feira (19), o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), coordenou uma operação integrada com as polícias civis de diversos estados para combater crimes sexuais e de ódio praticados contra crianças e adolescentes na internet. A ação, intitulada Operação Banhammer, envolveu as polícias civis de São Paulo, Rondônia, Distrito Federal, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia e Minas Gerais.
A operação cumpre 11 mandados de busca e apreensão, três mandados de apreensão de adolescentes infratores e um mandado de prisão, em cidades como Brasília (DF), São Paulo (SP), Guarapuava (PR), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte e Ribeirão das Neves (MG), Santa Maria (RS), Ipojuca (PE), Ruy Barbosa (BA) e Espigão do Oeste (RO). O objetivo é desarticular grupos que utilizam plataformas digitais, como o Discord, para induzir adolescentes à automutilação, suicídio e exploração sexual.
Dispositivos eletrônicos apreendidos durante a operação serão analisados para aprofundar as investigações e identificar outros envolvidos.
Fonte e Foto: Agência Gov