sexta-feira, 29 de novembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

Neste sábado (30), o Atlético Mineiro entra em campo para a grande final da Copa Conmebol Libertadores de 2024, em uma jornada em busca de seu segundo título da competição. Campeão da América em 2013, o Galo chega à decisão com a mesma ambição de conquistar a glória eterna e, mais uma vez, escrever seu nome na história do futebol sul-americano.

Com 14 participações na Libertadores, o Atlético soma 137 jogos disputados, 64 vitórias, e inúmeras histórias de superação, gols inesquecíveis, ídolos eternos e momentos de festa com a sua apaixonada torcida, a Massa. Ao longo de sua trajetória, o time colecionou grandes vitórias, como a goleada por 6 a 0 contra o Cobreloa, em 2000, e o épico 5 a 4 sobre o Palestino, em 1978.

Além das vitórias marcantes, o Galo tem vários recordes na competição. Sua maior sequência invicta foi de 18 jogos entre 2019 e 2022, enquanto sua maior sequência de vitórias foi de 5 jogos, alcançada nas edições de 2013 e 2024. O atacante Hulk se destaca com o maior número de gols em partidas da Libertadores, somando 16, e também lidera em assistências, com 10 passes para gol.

A campanha do Atlético é marcada por feitos notáveis. Entre eles, o melhor ataque da história da competição, com 29 gols em 2013, e a defesa mais sólida, com 7 jogos sem sofrer gols em 2021. No Mineirão, o time já contou com o maior público de sua história, com 63.136 torcedores presentes no empate 2 a 2 contra o Flamengo, em 1981.

O time também tem seu elenco recheado de recordes individuais. Victor é o jogador com mais partidas disputadas, com 50 jogos, enquanto o técnico Cuca, que já comandou o Galo em três edições da Libertadores, lidera a lista de treinadores com mais jogos no comando, com 28 partidas à frente da equipe.

Este sábado, a torcida do Atlético promete lotar as arquibancadas em Buenos Aires, como já aconteceu em diversas edições da Libertadores, quando a Massa fez questão de se fazer presente, seja em Belo Horizonte ou fora do Brasil. A final contra o vencedor da chave adversária é mais uma chance de o Galo se consagrar na competição que marcou sua história e consolidar sua fama de gigante do futebol sul-americano.

Com grandes nomes, como o atacante Hulk e o goleiro Everson, e uma equipe determinada a repetir o feito de 2013, o Atlético está pronto para brigar pela glória eterna na maior competição de clubes da América do Sul. Que a Massa, como sempre, siga com o time, em busca do sonho do bicampeonato.

Com as informações do Atlético-MG

Foto: Divulgação / Conmebol

Compartilhe:
Exit mobile version