sábado, 19 de outubro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

A turma da Magistratura mineira de 1982 celebra neste mês de agosto, 42 anos de ingresso no curso de formação da Ejef. O presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, parabeniza os integrantes da turma, composta de magistrados e magistradas competentes e íntegros que, há mais de quatro décadas, trabalham em prol da Magistratura e da sociedade.

Para celebrar a data, o desembargador Francisco Kupidlowski, integrante desta turma, encaminhou texto falando sobre a experiência de ingressar na Magistratura, o curso de formação na Ejef e o início na carreira.

TURMA DOS MAGISTRADOS MINEIROS DO CONCURSO DE 1982

Salve a valorosa turma de magistrados mineiros, aprovada no Concurso da Magistratura, do saudoso ano de 1982, da qual tenho a honra de fazer parte. De mais de 500 candidatos, 68 lograram êxito naquele concurso, sendo que nem todos os aprovados seguiram a carreira da Magistratura.

O ano de 1982 fazia parte daqueles tempos difíceis para a Magistratura destas Gerais, onde várias comarcas estavam desprovidas de juiz titular há mais de três anos, com acervos processuais enormes e muitos deles estagnados.

Para piorar a situação, havia outros fatores, tais como a precariedade de acesso às comarcas, muitas delas de estradas de terra, intransitáveis em tempos chuvosos e comunicação precária com o Tribunal, como o caso da minha querida Mesquita, na qual com muitas dificuldades, ingressei na Magistratura da época.

Tempos difíceis, onde inexistia celular, a informatização era deficiente, na sede da comarca só existia um telefone para a cidade inteira e a magistratura ainda não tinha sido libertada do subjugo da política, o que só aconteceu com a Constituição Cidadã de 1988.

Até então, éramos dependentes das vontades políticas para nomeações como juízes titulares nas comarcas e da vontade dos chefes e líderes políticos, municipais, estaduais e até federais.

Para complicar ainda mais o cenário daquele ano, era um ano de eleições e havia nos aguardando um processo eleitoral considerável, a ser enfrentado, com milhares de títulos eleitorais para serem assinados por nós e uma via sacra a ser feita por toda a comarca em busca de sessões eleitorais, além do acervo processual judicial acumulado, sem esquecer os prazos curtos e peremptórios da Justiça Eleitoral.

Tempos difíceis, cuja urgência nos compeliu a fazer um curso relâmpago na EJEF, de apenas cinco dias, ou mais precisamente de 2 a 6 de agosto de 1982, sendo que na nossa posse, o eminente e saudoso desembargador Reis Alves, então presidente do TJMG, conclamou a todos para entrarem em exercício de imediato nas comarcas, sob pena de perdê-las para outrem.

Tudo muito rápido: curso, nomeação, posse e exercício, mas nós e os valorosos colegas da turma demos conta, com muito sacrifício, da árdua tarefa que nos aguardava. Turma de gente de responsabilidade, de garra e de luta!

Desta valorosa e guerreira turma de magistrados, a maioria já aposentados e alguns, infelizmente, já falecidos, logramos para o ápice da carreira, no cargo de desembargador, dez colegas, sendo eles: o saudoso Adilson Lamounier, o saudoso Alvimar D’Ávila, Antônio Sérvulo dos Santos, Eli Lucas de Mendonça, Elias Camilo Sobrinho, Francisco Kupidlowski, Geraldo Domingos Coelho, José Carlos Moreira Diniz, Maurício Barros e Paulo César Dias.

Destes, apenas o amigo e colega, desembargador José Carlos Moreira Diniz, filho do saudoso e eminente desembargador Erotides Diniz e meu colega da Faculdade de Direito da PUC-MG, continua ainda na ativa.

Uma turma de bons e abnegados magistrados, que assumiram a Magistratura Mineira de chofre, mas com sacrifício e perseverança deram conta da hercúlea tarefa enfrentada no início da carreira e mais tarde colheram frutos e vitórias.

Ao se aposentarem, muitos tornaram-se professores de Direito, outros tantos, advogados e empresários bem-sucedidos e eu, com muito orgulho, ainda servi o governo destas nossas Gerais, como secretário de Estado da Administração Prisional nos idos de 2016 a 2018.

Uma turma de valor, compelida a tomar posse e de assalto assumir as tarefas judicantes nas diversas comarcas destas Gerais, em tempos de precariedades e dificuldades, mas que, de forma corajosa e valente, venceram as batalhas e honraram a carreira de forma meritória.

SALVE OS CONCURSADOS DA MAGISTRATURA MINEIRA DOS IDOS DE 1982.

A TURMA DO “BLITZKRIEG”

Des. F. Kupidlowski

Veja os integrantes da turma:

Adailthon de Almeida

Adair Egídio da Silva

Adilson Lamounier

Affonso de Ligóri Zuim

Agenor de Mello Filho

Aguinaldo Ovídio do Carmo

Alvimar de Ávila

Antônio Adolpho de Almeida Souza

Antônio Romão dos Santos

Antônio Sérvulo dos Santos

Augusto José Vieira Neto

Bartolomeu da Silva

Benedito Bebiano Ribeiro

Brás Moreira Henriques

Carlos Borges

Carlos Pena da Silveira

Celso Seabra Pedrosa

Divaldo Roque de Meira

Djalma Oliveira da Silva

Edivaldo Amorim Farias

Élcio Correa Costa

Eli Lucas de Mendonça

Elias Camilo Sobrinho

Ênio Marcos Fernandino

Ernany Rezende

Fernando Luiz Pedroso

Francisco Kupidlowski

Francisco Manoel de Souza Andrade

Francisco Paulo da Fonseca

Geraldo Domingos Coelho

Gustavo Monteiro de Castro Júnior

Hélcio Valentim de Andrade

Jadir Vaz de Campos

Jayro Boy de Vasconcellos

João Batista da Silva

João Nogueira de Menezes

Jorge Druda Gomes

José Carlos Moreira Diniz

José Humberto da Silva Afonso

José Marçal dos Santos

Leonardo Luiz Passafaro

Lúcio Flávio de Vasconcellos Naves

Luiz Augusto Mendonça

Manoel Monteiro Albuquerque

Márcia Nonato da Silva

Márcio Teixeira di Lorenzo

Márcio Túlio Reis de Carvalho

Márcio Welson Gonçalves de Castro

Maria Marly Gonçalves de Rezende

Marino Ferreira Pôrto

Maurício Barros

Moacir Batista Arantes

Newton Leão

Onildo Ferreira Dutra

Osvaldo Henrique Villela dos Santos

Paulo Cézar Dias

Reinaldo Teixeira dos Santos

Ronaldo Rezende de Oliveira

Rubens de Queiroz Torres

Sebastião Naves de Rezende

Sebastião Tarcísio de Matos

Sirlei Oliveira de Souza

Sydney Nicoliello

Telmo Dantas Moreira

Valter Bonifácio

Valter José Vieira

Walter Pinto Rocha

Zelita Terezinha Nunes

A Amagis está compilando todas as turmas da Magistratura mineira. Ajude a eternizar esse registro tão importante.

Caso tenha mais informações sobre as turmas, especialmente fotos, datas de posse e lista de integrantes, entre em contato pelo e-mail imprensa@amagis.com.br .

Fonte e foto: Amagis

Compartilhe:
Exit mobile version