Escolha uma Página

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Coordenadoria de Patrimônio Cultural (CPPC) lançou, nessa quarta-feira (03), a terceira edição do Concurso de Fotografia “Fotografar para Preservar”. Com a temática “Vivências: um olhar sobre a Identidade Mineira”, o objetivo é estimular fotógrafos (profissionais e amadores) a transformarem em imagem a conexão afetiva que possuem com o Patrimônio Cultural mineiro, seja com os bens culturais materiais, paisagens naturais ou manifestações e tradições imateriais.

A mineiridade, como carinhosamente chamamos a identidade mineira, é composta por uma diversidade enorme de influências culturais, herança de seus povos tradicionais e também da relação dos mineiros com o seu meio ambiente natural. O concurso busca explorar exatamente essa relação intrínseca entre patrimônio, cultura e as diversidades de experiências que eles proporcionam.

“O patrimônio é vivo e nele pulsam sentimentos. São as formas de experimentar as festas, os monumentos, as igrejas, as comidas, a natureza e as pessoas que fazem de Minas Gerais um lugar, ao mesmo tempo, único e diverso”, comenta o promotor de Justiça Marcelo Maffra, coordenador da CPPC.

Como Participar

As inscrições estarão abertas até 5 de agosto. Para participar, os interessados devem postar suas fotos em seu perfil pessoal no Instagram, comentar sua relação com o ambiente ou a situação retratada e incluir a hashtag #FotografarParaPreservar.

Uma comissão julgadora, composta por representantes do Observatório Lei.A, da CPPC, da Plataforma Semente e por um fotógrafo profissional, escolherá o grande vencedor, levando em conta criatividade, qualidade estética, relevância e adequação ao tema proposto pelo concurso. O resultado será divulgado no dia 19 de agosto, Dia Mundial da Fotografia. Outros detalhes importantes da inscrição e da premiação podem ser acessados no Edital.

A terceira edição do Concurso de Fotografia “Fotografar para Preservar” é uma realização do Observatório Lei.A e conta com o apoio da CPPC, do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Caoma) e da Plataforma Semente.

 Edições anteriores: relembre

As duas edições anteriores do Concurso “Fotografar Para Preservar” aconteceram em 2021 e 2022 e tiveram como tema a relação dos autores com bens culturais materiais protegidos, bens culturais imateriais protegidos e pontos turísticos e afetivos das cidades mineiras. Foram mais de 300 participantes.

Na primeira edição, os vencedores foram Luiz Gadetto, Henrique Piló e Ane Souz. Eles retrataram suas relações com a Paróquia de Sant’ana (Santana do Capivari), com a Estação Ecológica de Aredes (Itabirito) e com a Festa de Nossa Senhora do Rosário (Ouro Preto), respectivamente.

Já na segunda edição do Concurso “Fotografar para preservar”, os vencedores foram Aline Barbosa, Memé Alves e Maicon Rodrigo Valadares. Eles retrataram as ruínas da Igreja de Nossa Senhora das Dores (Distrito de Dores do Paraibuna, Santos Dumont), a Festa de Nossa Senhora da Mãe (Comunidade do Socorro, Barão de Cocais) e o Mercado Central (Belo Horizonte).

Fonte e foto: MPMG