Escolha uma Página

A 45ª edição do Arraial de Belo Horizonte também será uma oportunidade para a Belotur dar mais um passo em direção à implementação de práticas de sustentabilidade ambiental, social e de governança (ESG), e que serão colocadas em prática no festejo. Durante o período junino, serão realizadas diversas ações ESG, como a gestão adequada dos resíduos, a inclusão e promoção de oportunidades para grupos vulneráveis, o plantio de árvores, entre outras iniciativas

 

“Desde o mês de junho, a Belotur tornou-se a primeira empresa municipal de turismo do Brasil a aderir à rede do Pacto Global, juntando-se a um seleto grupo de 43 organizações do setor público. Ao entrar para a rede, a sustentabilidade será protagonista nos projetos da empresa municipal, visando uma Comunicação de Progresso que destaque nossos avanços na área. O Arraial de Belo Horizonte surge como uma oportunidade única para aplicarmos essas práticas sustentáveis, contribuindo para um mundo mais equilibrado, saudável e socialmente justo. Em conjunto com outras secretarias municipais, esta edição do evento focará efetivamente nessas iniciativas, trabalhando para promover a sustentabilidade em todas as suas vertentes”, afirma Bárbara Menucci, presidente da Belotur.

 

Uma das iniciativas que será realizada durante o Arraial de Belo Horizonte é o ‘Bosque dos Quadrilheiros’, uma parceria entre as quadrilhas, a Belotur e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) para plantio de mudas. As árvores serão plantadas na Avenida Antônio Carlos, em ação que conscientiza sobre a importância da preservação ambiental e promove o reflorestamento da região. Outro importante projeto que será colocado em prática no período junino é o ‘Controle de Compensação de Carbono’, que consiste na criação de um inventário detalhado que irá identificar as emissões de carbono geradas durante o evento, com o objetivo de desenvolver soluções que ajudem a reduzir a quantidade de gases poluentes liberados durante o festejo.

 

Além disso, a Belotur, em parceria com a Superintendência de Limpeza Urbana, planejou uma ação envolvendo os catadores da cidade. O foco será o recolhimento de recicláveis durante o evento no Mineirinho, com o objetivo de assegurar que os resíduos sejam descartados de forma correta.

 

Para assegurar a inclusão de todos os participantes, haverá intérpretes de Libras no evento, tornando-o mais acessível para pessoas com baixa ou nenhuma audição. Outra iniciativa de grande importância será a implementação do ‘Protocolo Quebre o Silêncio’, com o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção da violência contra mulheres nos espaços de lazer da cidade. Além disso, a Guarda Municipal distribuirá adesivos de campanhas contra a importunação sexual, especialmente contra mulheres e meninas menores de idade.

 

 

Já tradicional no festejo, a Feira Economia Solidária, oferecerá ao público uma variedade de produtos locais, incluindo peças de vestuário, artesanato e produtos de beleza. A iniciativa não só promove a economia local, mas também contribui para a geração de renda na cidade.

 

Com essas ações e operações planejadas, o Arraial de Belo Horizonte de 2024 promete ser um evento sustentável, inclusivo e seguro para toda a comunidade.

 

Arraial de Belo Horizonte

 

O Arraial de Belo Horizonte, que chega à 45ª edição em 2024, é o festejo junino mais representativo da Região Sul e Sudeste do Brasil, pela valorização e respeito à cultura e às tradições que envolvem o período. O evento é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, com a colaboração da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/BH), da rede de Supermercados Mart Minas, rádio oficial Liberdade FM e emissora oficial TV Globo em Minas, parceria com o Mercado Central e apoio técnico da Comissão Junina Mineira.

 

Trabalhado a partir da ideia de uma ‘Experiência Junina Completa’, a festa belo-horizontina foca em três grandes eixos: a apresentação das tradicionais quadrilhas da cidade, shows musicais, com artistas locais e nacionais, e diversas atividades gastronômicas, como o Concurso Prato Junino e a Vila Gastronômica, sempre valorizando o título de Belo Horizonte como Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco.

 

O Arraial de Belo Horizonte é um evento que cresceu e ganhou visibilidade ao longo dos anos, fazendo com que a capital mineira fosse considerada, pelo Ministério do Turismo e pela Embratur, um dos cinco maiores destinos turísticos do período junino do país, ao lado de Bragança (PA), Campina Grande (PB), Corumbá (MS) e São Luís (MA).

 

Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte

Foto: César Tropia