Impulsionado pela aprovação da Lei nº 25.143/25, que ampliou significativamente sua capacidade financeira, o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) concluiu o segundo ciclo de credenciamento com a integração de 132 prestadores à sua rede assistencial, representando um acréscimo superior a R$ 11 milhões em relação aos contratos anteriores. Segundo dados fornecidos pelo Ipsemg, essa expansão fortalece a política de valorização da rede credenciada e aprimora a qualidade dos serviços oferecidos aos beneficiários.
A nova composição contempla 89 ambulatórios, 16 hospitais, 23 laboratórios e 4 clínicas odontológicas. Entre os credenciados, 82 são novos prestadores, com destaque para cinco hospitais e 62 ambulatórios que passam a integrar a rede. De acordo com o Ipsemg, essa ampliação é parte de um plano estratégico voltado à superação de desafios históricos, como a dificuldade de agendamento de consultas e a limitação de cotas em unidades credenciadas.
De acordo com o Ipsemg, durante o mês de outubro, 71 unidades iniciaram os atendimentos com contratos formalizados em setembro, dentro do segundo ciclo. Destas, 52 já faziam parte da rede e tiveram seus contratos atualizados, enquanto 19 prestadores foram incorporados pela primeira vez. O investimento total no período ultrapassou R$ 6,2 milhões, refletindo o compromisso do Instituto com a melhoria contínua da assistência aos servidores públicos mineiros.
Na área hospitalar, o reforço financeiro de R$ 1,8 milhão permitiu ampliar o teto contratual de seis unidades localizadas em Taboeiras, Salinas, São Sebastião do Paraíso, Pedra Azul, João Pinheiro e Sabará. Segundo o Ipsemg, essa medida possibilita a realização de até 384 internações mensais adicionais, ampliando o acesso aos serviços hospitalares em diferentes regiões do estado.
No segmento ambulatorial, foram firmados 16 novos contratos e atualizados outros 36, totalizando um investimento de R$ 4,1 milhões. O acréscimo de R$ 2,5 milhões nos contratos atualizados corresponde a mais de 71 mil consultas mensais, fortalecendo a oferta de atendimentos em diversas especialidades médicas.
Já nos serviços laboratoriais, o investimento de R$ 171 mil permitiu triplicar a capacidade de exames mensais, que passou de 3.172 para 12.577. Esse avanço foi viabilizado pela renovação de nove contratos e pela inclusão de três novos prestadores.
Entre os novos integrantes da rede Ipsemg estão: Ame Saúde 24 Horas Ltda, Ame Saúde Diagnósticos Ltda, Âmbar Saúde, Allianca Saúde e Participações S.A., Medicina Nuclear de Itabira Ltda, Minas Imagens Ltda, Clínica de Olhos Pouso Alegre Ltda, Clínica de Fisioterapia Magalhães Ltda, Fisiocorpus Clínica de Fisioterapia Ltda, Mucci Medicina Laboratorial Ltda, Dnase Laboratório de Análises Clínicas e Biologia Molecular Ltda, T. A. Matoso, Unidade Integrada de Imagem Ltda, IOC – Instituto de Olhos Cangussu Ltda, Marcel Botelho Serviços Médicos Ltda, Clínica Oftalmológica Dr. Luciano Nasser Januária Ltda, Salinas CDI RM Ltda, Cronos Prestação de Serviços Médicos Ltda e Núcleo de Saúde Minas Gerais Ltda.
Entre os destaques nos investimentos estão a Cetus Oncologia, que recebeu aumento de teto mensal superior a R$ 1,4 milhão; o Hospital Ester Faria de Almeida, em Pedra Azul, com acréscimo de R$ 204 mil mensais; e a Santa Casa de Misericórdia de Sabará, que passou a contar com R$ 100 mil adicionais por mês.
Por Eduardo Souza
Da redação do Jornal Panorama
Com informações: Ipsemg
Imagem: Freepik/Imagem Ilustrativa
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
