Nos dias 24 e 25 de outubro, a Prefeitura de Contagem promoveu a XI Conferência Municipal de Saúde, reunindo gestores, profissionais e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Com o tema “Participação popular no planejamento municipal de saúde”, o evento teve como objetivo definir novas diretrizes para o setor nos próximos quatro anos, abrangendo o período de 2026 a 2029. A conferência se destacou como uma oportunidade para ampliar o diálogo com a população e fortalecer a construção coletiva das políticas públicas de saúde no município.
Organizada em cinco eixos, a conferência abordou temas cruciais para a gestão da saúde em Contagem. Os eixos incluíram a consolidação da gestão da saúde, modernização do planejamento institucional e controle social do SUS, além de discutir a operacionalidade e expansão programada da Atenção Primária e da Atenção Ambulatorial Especializada. Também foram debatidas questões relacionadas à Rede Municipal de Atenção Hospitalar, Urgência e Emergência, e à Vigilância em Saúde, enfatizando a integração dos serviços assistenciais da Rede SUS em Contagem.
No segundo dia do evento, os delegados se reúniram para debater as propostas geradas nas oito pré-conferências distritais. Ao final das discussões, foram eleitas as cinco propostas prioritárias de cada eixo, que integrarão o Plano Municipal de Saúde para os próximos quatro anos. A conferência reafirma o compromisso da Prefeitura com a participação popular e a melhoria contínua da saúde pública no município.
Da redação do Jornal Panorama com informações da Prefeitura de Contagem
Foto: Newton de Castro
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
