A cidade de Urupema, localizada a 211 quilômetros de Florianópolis, registrou a temperatura mais baixa do ano no Brasil, com -8°C e sensação térmica de -29°C, às 4h da madrugada, segundo informações da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). A imagem de um lago completamente congelado simboliza o impacto da onda de frio extremo que atinge a região Sul do país.
De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, pelo menos 30 municípios catarinenses marcaram temperaturas negativas. Apesar do intenso frio, não houve ocorrência de neve. Em São Joaquim (SC), cristais de gelo cobriram árvores e vias públicas, fenômeno meteorológico conhecido como sincelo. A previsão indica que o frio intenso continuará na madrugada desta quarta-feira, dia 25, exigindo atenção redobrada da população da região serrana.
O frio também atingiu o Rio Grande do Sul, especialmente em Cambará do Sul, a 200 quilômetros de Porto Alegre, onde os termômetros marcaram -3,2°C, com sensação térmica de -10°C. Já em São Paulo, a previsão para esta quarta-feira aponta mínima de 5°C e máxima de apenas 18°C. A frente fria deverá se expandir para outras regiões do país, com temperaturas abaixo da média esperadas também no Centro-Oeste e em partes do Norte, onde os termômetros podem marcar até 14°C.
A instabilidade climática também inclui previsão de chuvas intensas na região Sul, principalmente entre os estados de Santa Catarina e Paraná. Os temporais da semana passada deixaram um saldo de quatro mortes, mais de 7 mil pessoas desalojadas e 146 municípios atingidos. Em Porto Alegre, testes estão sendo realizados em estruturas de contenção para evitar enchentes provocadas por uma possível elevação do nível do Rio Guaíba.
A atual onda de frio destaca a necessidade de atenção das autoridades e da população diante dos impactos climáticos severos, como o aumento da vulnerabilidade social, riscos à saúde e prejuízos à infraestrutura urbana. As condições atmosféricas extremas registradas em cidades como Urupema reforçam o papel dos sistemas de monitoramento e prevenção para mitigar os efeitos do clima nas diferentes regiões do Brasil.
Com informações: Agência Brasil
Imagem: FreePik/Imagem Ilustrativa
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 Anos de Jornalismo Ético e Profissional